A Sony optou por fazer uma apresentação relativamente breve na edição de 2020 da CES, não obstante, em apenas 30 minutos confirmou não só o logótipo da nova PlayStation 5, assim como algumas das suas funcionalidades, mas também deu a conhecer ao mundo alguns dados atualizados acerca das vendas e serviços da PS4.

Ainda antes de fazer a “grande” revelação relativamente à nova PS5, a fabricante japonesa decidiu fazer uma espécie de viagem pelo passado para recordar os marcos atingidos pela sua predecessora. Ao todo, até 31 de dezembro de 2019, as vendas globais da PlayStation 4 atingiram os 106 milhões de unidades, sendo que foram vendidos 1,15 mil milhões de cópias de videojogos para a consola.

Dados de vendas relativos à PlayStation 4 apresentados pela Sony na CES 2020
Créditos: Sony

No que toca ao número de utilizadores ativos mensais da PlayStation Network, Jim Ryan, Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, afirmou que este ultrapassou, em dezembro de 2019, os 103 milhões. Já o serviço PlayStation Plus conta com 38,8 milhões de subscritores. O PlayStation VR obteve também um novo marco em 2019, atingindo os 5 milhões de equipamentos vendidos.

A expetativa em relação ao logótipo da PlayStation 5 era grande, no entanto, a revelação por parte de Jim Ryan acabou por não surpreender assim tanto. A Sony decidiu seguir a abordagem tomada nas suas outras consolas, mantendo o mesmo design e estilo de letra. Embora não tenha saciado a curiosidade dos fãs que estavam à espera de ver o aspeto da PS5, o responsável confirmou algumas das suas funcionalidades.

Funcionalidades de hardware da nova PlayStation 5
Créditos: Sony
Oficial: próxima consola da Sony chama-se PlayStation 5 e chega no Natal de 2020
Oficial: próxima consola da Sony chama-se PlayStation 5 e chega no Natal de 2020
Ver artigo

Em 2019, a Sony tinha já feito algumas revelações sobre as funcionalidades da sua nova consola, incluindo a utilização de um disco SSD em vez de um HDD para velocidades superiores de gravação e leitura de dados, gráficos 4K a uma taxa de atualização de imagem de 120Hz e ainda um sistema de retrocompatibilidade com jogos da PlayStation 4. Em outubro desse ano, a fabricante japonesa revelou que consola que tem uma data de chegada prevista para o final de 2020.

Além de áudio 3D e Blu-Ray Ultra HD, confirma-se também a chegada de um novo comando com funcionalidades hápticas e gatilhos sensíveis à pressão, as quais pretendem substituir o atual sistema de rumble, presente nos diferentes comandos desde a quinta geração de consolas. Já os “adaptive triggers”, incorporados nos gatilhos L2/R2 poderão permitir aos produtores de videojogos programar a sua resistência para que os jogadores sintam nos dedos a sensação tátil de puxar a corda de um arco e flechas, ou acelerar um veículo todo-o-terreno num solo irregular.

O SAPO TEK encontra-se em Las Vegas para conhecer os produtos apresentados pelas fabricantes, os quais poderá acompanhar aqui.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.