O ecrã de 13,3 polegadas é uma prancha que simula a sensação de desenhar em papel, mas que tem a possibilidade de ser ligada a um computador Windows, Mac ou algumas versões de smartphones Android. No ano passado a Wacom tinha anunciado o Cintiq 16, um modelo mais profissional, mas agora na CES 2020 a empresa apresentou o Wacom One, que representa uma alternativa mais acessível, com um custo a rondar os 399 dólares.

A concorrência crescente dos tablets, especialmente do iPad e dos Samsung Galaxy que estão cada vez mais focados em tarefas criativas e também no desenho, com a utilização das canetas, está a obrigar a Wacom a reinventar a sua oferta, apesar de Donald Varga, vice presidente de estratégia de mercado, ter garantido ao SAPO TEK que este é um produto de uma gama diferente, que oferece uma experiência diferenciadora.

Apesar da resolução de 1920 x 1080 pixels, o ecrã suporta apenas 72% da gama de cores NTSC o que pode ser um problema em utilizações mais avançadas e ilustração. Como é mais pequeno é também mais leve e portátil, e pode ser usado sobre o colo ou numa mesa, com a ajuda de uns pés de elevação para garantir mais ergonomia.

Para desenhar pode usar um dos lápis Bamboo da Wacom, e a experiência é semelhante à utilização de papel e lápis, mas com a vantagem de guardar tudo digitalmente, podendo partilhar imediatamente por email ou nas redes sociais.

A ligação a smartphones Android, pelo menos alguns modelos, é um diferenciador essencial no Wacom One, que na demonstração a que assistimos estava ligado a um Samsung Galaxy S10, mas também pode ligar o display a um computador Windows ou Mac, onde o pode usar até como segundo ecrã.

O equipamento já está à venda online e vai chegar nas próximas semanas às lojas de retalhistas nos Estados Unidos e na Europa.

O SAPO TEK está a na CES 2020 em Las Vegas para descobrir as principais tendências e os gadgets mais interessantes, mas também os mais estranhos e pode acompanhar aqui todas as notícias que vamos trazendo em direto de Las Vegas.