(atualizada) O problema deixou  todos os sistemas de informação do banco inacessíveis durante várias horas, respondendo com o típico "erro 404" quando alguém tentava entrar no site da Caixa Geral de Depósitos, mas foi muito além dos sistemas de homebanking, atingindo também os sistemas internos dos balcões e as próprias transações com cartões.

tek CGD offline

O SAPO TEK contactou com fonte oficial do banco CGD que foi dizendo que "estamos a trabalhar para restabelecer a situação" e que pela hora da publicação da notícia confirmava que a situação estava "em fase de recuperação". Só durante a madrugada a situação terá sido reposta.

Mais de 12 horas offline

A causa do "apagão" foi identificada e a mesma fonte garantiu ao SAPO TEK a meio da tarde que "não é um ataque informático", sublinhando que "nada está corrompido".

Pelas 17h30 já se conseguia aceder à página principal da CGD na Internet, mas os sistemas continuavam offline.

tek CGD indisponível

O problema foi identificado no dia 13 de manhã e perto das 11 horas a Caixa Geral de Depósitos publicou no Facebook um post onde dava conta de que se estavam a verificar "problemas técnicos na gestão do sistema de internet que afeta alguns serviços da Caixa, incluindo Caixadirecta e Contact Center".

Mais de 6 horas depois os problemas persistiam e a CGD não avançava ainda com uma indicação de quando estariam resolvidos, admitindo que estava em "fase final de recuperação".

Uma consulta ao DownDetector mostrava em gráfico os problemas e falhas do serviço.

tek downdetector CGD

Ao SAPO TEK um responsável pela comunicação da Caixa detalhou que a causa já tinha sido identificada, referindo que "devido a problemas de resolução de Nome (DNS) e tendo em conta a complexidade e dimensão da arquitetura da Caixa, bem como a natureza da sua atividade, tivemos de assegurar que a identificação e recuperação dos DNS é feita de forma controlada e efetiva. Estamos, nesta altura, na fase final de recuperação", indicava.

Já de madrugada a CGD confirmava que os sistemas estavam repostos e que tinha sido "ultrapassados os constrangimentos existentes, estando normalizados dos serviços da Caixa", sem dar mais explicações do que as que já tinham sido avançadas antes.

Nota de Redação: notícia atualizada com mais informação. Última atualização 10h17

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.