A Cimeira das Nações Unidas na Tunísia serviu para apresentar duas iniciativas desenhadas com o objectivo de contribuir para a redução do digital divide entre países. A mais popular foi a apresentação oficial do computador portátil desenvolvido por uma equipa do MIT, que vai permitir acesso à Internet e a um conjunto de funcionalidades básicas por cerca de 100 dólares.



Pensado para zonas do globo onde a energia eléctrica nem sempre existe, o equipamento tem uma espécie de manivela que produz energia de forma alternativa. Os novos equipamentos, que reuniram em parceria várias entidades e para chegar aos seus principais destinatários vão precisar de outras tantas, devem começar a ser vendidos em Fevereiro ou Março do próximo ano, de acordo com o anunciado na Cimeira. O objectivo de Negroponte, mentor do projecto, é vender um milhão de equipamentos logo no primeiro ano. Os principais destinos serão Brasil, Tailândia, Egipto e Nigéria.



Na Cimeira foram discutidas algumas questões práticas ligadas à distribuição dos equipamentos, como a possibilidade de se vir a criar um mercado paralelo tendo em conta que as famílias são pobres e podem ter a tentação de vender os equipamentos fornecidos às crianças. Para evitar esta situação Negroponte sugeriu a introdução de um sistema de bloqueio da máquina caso esta esteja vários dias sem ser ligada.



A Microsoft, que não fornece o sistema operativo para os PCs de baixo custo, suportados por tecnologia de código aberto, aproveitou o evento para lançar uma rede de centros de aprendizagem. Esta rede vai formar recursos que posteriormente vão ensinar tecnologia a outros tunisinos em mais de 200 centros de juventude no norte de África. A mesma iniciativa deverá ser reeditada noutros países pobres, avança um comunicado da empresa. O documento explica que as infra-estruturas do projecto são na sua maioria asseguradas pelo Governo local enquanto a formação é fornecida pela Microsoft, através do programa Unlimited Potential, nos termos de um acordo assinado com as Nações Unidas no ano passado.



Ontem os países participantes no encontro também acordaram a criação de um Fórum que irá discutir as questões do controlo da Internet, que há largos meses preenche as páginas dos jornais. O organismo vai fomentar o diálogo entre Governos e preparar o terreno para medidas mais efectivas que passem para o domínio internacional as decisões nesta matéria.



De sublinhar que esta segunda parte da Cimeira das Nações Unidas reúne até amanhã uma audiência de 16 mil pessoas, representantes de 176 países.



Notícias Relacionadas:

2005-11-16 - Europa e EUA chegam a acordo na gestão internacional da Internet