Está marcada para as 14.30 de hoje a assinatura do protocolo que formaliza a ligação entre a Cisco Systems e a Living PlanIT para a criação daquela que as empresas garantem ser a primeira cidade sustentável e inteligente da Europa, e que deverá albergar diversas empresas ligadas às TI.

Para já apenas a Cisco confirma a criação de um centro de investigação no espaço a instalar em Paredes, no distrito do Porto, mas outros nomes de tecnológicas internacionais podem seguir-se em breve, entre as quais a Microsoft e a Siemens.

O projecto já é comparado a um Silicon Valley português e tinha sido divulgado ainda em 2009, como o TeK escreveu à data.

Ao todo está previsto o investimento de 10 mil milhões de euros no mega-projecto, que deverá levar à criação de 20 a 30 mil empregos no espaço de sete anos. O PlanIT Valley deverá ocupar 37 hectares, com a Cisco a ocupar um edifício para instalar o seu centro mundial de investigação, o segundo maior do género na Europa, que vai criar mil postos de trabalho.

A Cisco e a Living PlanIT pretendem novos parceiros empresariais em todo o mundo para investirem nesta cidade inteligente, um projecto considerado de elevado Potencial de Interesse Nacional (PIN).

Nas próximas semanas deverão ser anunciados dois novos parceiros, também da área das TI, sendo um de origem britânica.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.