A Commerce One, empresa ligada à área de soluções empresariais de comércio electrónico, lançou recentemente uma nova ferramenta tecnológica que, segundo a fabricante, permite que as empresas tomem decisões durante o processo de compras mediante outros critérios estratégicos, além do factor preço.



A nova ferramenta permite a identificação, selecção e avaliação de fornecedores em função de critérios estratégicos como por exemplo a qualidade do produto, o cumprimento dos prazos de entrega, o seu historial ou as condições de pagamento.



De acordo com a Commerce One, o objectivo é ajudar a automatizar todo o processo de negócio - incluindo a parte de armazenamento, negociação, compras e pagamento - "fazendo com que a empresa seja mais eficaz e obtenha um maior retorno do seu investimento, já que permite tomar decisões em tempo real baseadas em factos e não em suposições", pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.



A Commerce One explica ainda que a sua nova ferramenta poderá ajudar a reduzir entre 5 e 20 por cento os custos de compras de bens directos ou entre 20 a 30 por cento o ciclo de armazenamento, ao mesmo tempo que oferece conhecimentos sobre mercados, fornecedores e requisitos a partir do interior da organização de compra e consegue armazenar os dados gerados nos processos estratégicos que permitem que uma empresa recomece uma nova negociação de um determinado projecto, ou contrato, sem ter que voltar a repetir os mesmos passos prévios, entre outras coisas.



Por outro lado, é assegurado que a nova solução Commerce One Source integra uma série de módulos que permitem a gestão integral e automatizada de todo o processo de compras, entre eles o de Sourcing, o de Leilões, o de Sourcing Intelligence e o de Gestão de Contratos.



Notícias Relacionadas:

2001-10-03 - A gestão de compras "em colaboração" e o B2B em debate