Depois de ter sido diagnosticado com cancro da garganta em 2015 e de ter sido submetido a uma série de tratamentos que incluíram uma traqueotomia, Val Kilmer conseguiu recuperar, porém, a sua carreira no mundo da sétima arte mudou para sempre, uma vez que perdeu grande parte da sua voz.

Agora, graças à Sonantic, uma empresa britânica especializada em Inteligência Artificial que trabalhou em colaboração com Val Kilmer, foi possível recriar a voz caraterística do ator norte-americano conhecido pela sua participação em Top Gun, Willow, The Doors, Tombstone, Batman Forever e Heat, entre vários outros filmes que marcaram o final da década de 1990 e o início da de 2000.

A recriação surge na mesma altura em que foi lançado o documentário Val, centrado na história de vida do ator. Porém, o filme não conta com o modelo desenvolvido, mas sim com vídeos de arquivo onde figura a sua voz original, além da voz do seu filho Jack Kilmer.

A empresa desenvolveu um modelo da voz do ator através do seu sistema de IA, recorrendo a diferentes clipes de áudio. A tarefa não foi fácil, uma vez que a quantidade de clipes disponíveis num formato de alta qualidade e com pouco barulho de fundo era limitada.

Os especialistas dedicaram-se a “limpar” todo o áudio disponível, porém, o primeiro modelo criado não correspondia totalmente às suas expetativas. Mesmo assim, a Sonantic não baixou os braços e decidiu desenvolver novos algoritmos preparados para trabalharem com menos dados do que o habitual. Ao todo, a empresa gerou mais de 40 modelos diferentes da voz de Val Kilmer, acabando por escolher o que mais se aproximava das suas características expressivas.

Já Val Kilmer afirma que está grato por todo o trabalho realizado pela equipa de especialistas que conseguiram restaurar a sua voz de uma maneira que nunca imaginou possível. “Como humanos, a capacidade de comunicar está no centro da nossa existência e as consequências do cancro da garganta fizeram com que outros tivessem dificuldade em compreender-me”, detalha.

“A oportunidade de poder contar a minha história, com uma voz que me soa autêntica e familiar, é uma dádiva incrível”, enfatiza Val Kilmer. A Sonantic espera agora ver como é que o ator, que poderá controlar a sua voz através de uma aplicação para desktop, usará o modelo criado para expressar a sua criatividade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.