A massificação do gaming fez com que quase todas as fabricantes do segmento dos portáteis dessem atenção a um público cada vez mais interessado em videojogos. As propostas começaram por ser poucas e caras, passaram a ser muitas e caras, mas, atualmente, já existem opções em todos os patamares, susceptíveis de agradar a todo o tipo de carteiras.

A mais recente linha de computadores da HP vem dar mais sumo a um sector que se pauta pela exigência do poder necessário em troca de um preço comportável. Com a introdução dos novos Pavilion Gaming, a empresa norte-americana abre assim uma nova página no seu portefólio. Desta feita, logo atrás daquela onde estão inscritos os nomes das máquinas da linha Omen - uma coleção de computadores topo de gama especificamente desenvolvidos para jogar - dadas as suas especificações competentes e preços económicos.

Desta nova gama fazem parte dois equipamentos: o Pavilion Gaming Laptop e o Pavilion Gaming Tower. Ambos apresentam um design carregado de cores escuras articulado com luzes coloridas, como é já apanágio desta parte da indústria.

A Pavilion Gaming Tower compreende dois modelos, o 690 e 790. O primeiro tem um preço base de 549 dólares, um processador Ryzen 3 de 3,5GHz, 8GB de RAM, uma gráfica AMD Radeon RX550 e 1TB de armazenamento interno. A configuração máxima do modelo superior (790) integra um processador Intel Core i7 de 3,2GHz, uma gráfica Nvidia GTX 1070, 32GB de RAM, 256GB SSD de armazenamento interno e mais 2TB de memória em formato HDD. O preço, neste caso, toca naquilo que são os valores da linha Omen: 1.699 dólares. Adicionalmente, há ainda opções intermédias de congfiguração, que permitem ao utilizador personalizar os componentes do seu computador.

No portátil, o destaque vai para uma "solução de arrefecimento melhorada". O preço base é de 799 dólares.

As configurações permitem integrar na máquina um processador Intel Core i7 até 2,2GHz, um display 4K, 8GB de RAM, 2TB de armazenamento HDD (ou 128GB SSD), 16GB de RAM e gráficas até Nvidia GTX 1060.

Ambos os Pavilion Gaming vão chegar ao mercado entre os meses de maio e junho e, de acordo com a imprensa internacional, vão ser lançados a par de um display HDR, que promete FreeSync e uma resolução 1440p.

Para além destes Pavilion Gaming, a HP anunciou também o lançamento de uma gama de computadores tradicionais, sem foco nos videojogos. Neste segmento vai ser introduzida uma nova versão do Pavilion x360 de 14 polegadas, que apresenta um design renovado, um display de molduras reduzidas, um peso inferior ao antecessor e um sensor biométrico de impressões digitais na lateral. Os modelos de 14 e 15 polegadas apresentam-se mais finos do que a geração anterior e exibem um design geométrico. Os preços base destes computadores estabelecem-se nos 500, 629 e 740 dólares, respetivamente.