Concluiu a IDC, num dos seus mais recentes estudos, que o mercado dos computadores de gaming cresceu, ao longo do segundo trimestre de 2020, cerca de 33%, face ao período homólogo. Ao todo, só neste segmento, foram vendidos cerca de 2 milhões de PCs, entre desktops e portáteis, desde o início de abril até ao fim de junho (dados referentes à Europa, Médio Oriente e África).

A senda positiva deverá manter-se no terceiro trimestre, com um crescimento anual estimado de 26,3%. Para os últimos três meses, a IDC prevê um crescimento de 10,1%, o que, a confirmar-se, representará um crescimento final de 16,4% face a 2019.

A analista justifica os números com a pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem em casa durante várias semanas. O isolamento levou-as a ampliar o número de equipamentos disponíveis, uma vez que passou a ser necessário manter vários utilizadores ligados em simultâneo. Neste sentido, e apesar do confinamento, os formatos móveis foram os preferidos. Os portáteis registaram um crescimento de 40,7% na procura, face ao mesmo período de 2019, ao passo que a procura por PCs fixos subiu na ordem dos 13%.

tek IDC

Regionalmente falando, os números indicam que o segmento cresceu 29,6% na Europa Ocidental.

"O número de jogadores ativos cresceu em consequência do confinamento e, durante o segundo trimestre de 2020, o hardware de gaming ia voando das prateleiras assim que chegava às lojas", explicou Liam Hall, analista da IDC, que afirma ainda que o crescimento teria sido maior "caso a oferta tivesse sido maior".

Diferentes orçamentos levaram os utilizadores a diferentes comportamentos. A consultora explica também que os jogadores com mais dinheiro disponível tiveram a possibilidade de investir em hardware, ao passo que as pessoas que auferem rendimentos mais modestos optaram por investir em sistemas de cloud gaming. No entanto, mesmo dentro do grupo que investiu em hardware, foram as máquinas das gamas baixas e médias que predominaram nas preferências.

A expectativa é que o mercado deverá continuar a crescer de ao longo dos próximos anos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.