Foi a própria Tesla Motors a anunciar, através do seu  blog, que um dos seus veículos elétricos Model S esteve envolvido num acidente fatal em que a função Autopilot estava ativa.

Embora ainda não se trate de uma verdadeira “condução autónoma”, o modo de piloto automático do Model S, introduzido em outubro do ano passado, permite, por exemplo, que o carro conduza por si próprio numa autoestrada, mude de faixa ou estacione sozinho.

O acidente agora reportado aconteceu a 7 de maio último, na Florida, depois de o veículo ter colidido com um camião durante este tempo esteve a ser investigado pelas autoridades norte-americanas.

Segundo avança a imprensa internacional, citando o condutor do camião envolvido no acidente, Joshua Brown, o homem ao volante do Tesla, estaria a ver um filme na altura em que o carro se conduzia autonomamente, embora os relatórios da investigação não indiquem que o visionamento estivesse realmente a acontecer.

No comunicado publicado online, a equipa da Tesla sublinha que “esta é a primeira fatalidade conhecida em mais de 130 milhões de milhas” - cerca de 200 milhões de quilómetros - e explica que “nem o piloto automático nem o condutor se aperceberam da parte lateral branca do camião, contra um céu muito iluminado, e por isso o travão não foi acionado”.

Faz ainda questão de lembrar que sempre que o piloto automático é acionado num carro Tesla, o condutor é alertado com a frase: “Mantenha as mãos no volante. Esteja preparado para tomar o controlo a qualquer momento”.   

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.