Ainda não foi confirmada oficialmente pela Lenovo, mas no início de agosto começaram os rumores sobre a possibilidade de a fabricante estar a desenvolver uma consola portátil de videojogos. A consola, conhecida como Legion Go, poderá ter nascido de um projeto anterior que nunca viu a luz do dia e orientada para jogar em forma de cloud gaming, mas que o seu design evoluiu para se tornar numa rival do Steam Deck e Asus ROG Ally, num formato inspirado na Nintendo Switch.

O Windows Report diz que teve acesso a um documento com a apresentação da consola, contendo informações, especificações e até imagens da Legion Go. Também o seu preço de 799 euros e uma data de lançamento para outubro são outros dados desta fuga de informação. Tudo indica que a Lenovo irá apresentar a consola já na próxima sexta-feira, dia 1 de setembro, segundo o website, durante a IFA 2023 em Berlim. A publicação diz que recebeu o documento de apresentação da consola com nove páginas para a sua apresentação, ainda por ser oficialmente entregue aos meios pela Lenovo e incluía um vídeo com a apresentação da consola, que decidiu não partilhar publicamente.

Veja na galeria as imagens da consola

Se as informações forem confirmadas pela Lenovo, estamos perante uma das mais poderosas consolas portáteis de gaming. A começar pelo seu ecrã IPS de grandes dimensões, de 8,8 polegadas, com uma resolução 2560x1600. O ecrã tátil de 10 pontos, terá um rácio de 16:10, taxa de atualização de 144 Hz, 500 nits de brilho e 97% de compatibilidade com a gama de cores DCI-P3.

A consola poderá ser alimentada pelo mesmo processador da ROG Ally, o Ryzen Z1 Extreme da AMD, suportado pela plataforma gráfica RDNA. Quando a memória, a portátil terá 16 GB de RAM LPDDR5X a 7.500 Mhz, assim como três versões de armazenamento interno: 256 GB, 512 GB e 1 TB de PCIe 4.0 NVMe M.2. A bateria terá 49,2 WHr em duas células com suporte a carregamento rápido de 65 W por USB-C e uma capacidade de autonomia dos comandos de 900 mAh.

A Lenovo parece mesmo querer inspirar-se na Nintendo Switch e permitir que os comandos sejam removidos da unidade da consola e transformá-la num pequeno tablet para ver filmes ou séries. E para se distanciar ainda mais dos seus rivais com consolas baseadas em Windows 11, o modelo da Lenovo será compatível com os seus óculos de realidade aumentada, os Lenovo Legion Glasses, também por apresentar, dando continuidade ao seu trabalho de periféricos como o ThinkReality RVX. Os óculos terão ecrãs Micro OLED, com uma resolução de 1920x1080 por cada olho, com a possibilidade de usar lentes com prescrição para dispensar óculos graduados.

A Legion Go promete dessa forma correr jogos de PC processados na consola, como o Steam Deck e ROG Ally e inclui três meses do serviço Xbox Game Pass Ultimate. A consola terá duas portas USB 4.0 com DisplayPort 1.4, permitindo ligar a um monitor de gaming ou televisor compatível, mas também outros equipamentos baseados em Windows, Android e até macOS. A portátil conta ainda com um leitor de cartão microSD, assim como conetividade Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2.

Além dos óculos de realidade aumentada, a Lenovo poderá também anunciar novos auriculares para a consola, os Legion E510 7.1 RGB Gaming In-Ear.

Quanto a preços, a consola vai chegar em outubro a começar nos 799 euros, acompanhado dos óculos Lenovo Legion Glasses por 499 euros. Os auriculares começam nos 49,99 euros. Só falta esperar pelo dia 1 de setembro, pelo anúncio oficial da consola.