Paras Jha e Dalton Norman, de 21 anos, e Josiah White, de 20, são os autores do botnet Mirai, que em 2016 foi utilizado em vários ataques cibernético. Os três homens declararam-se agora culpados pelo crime informático, que, neste caso, não só envolveu a criação do botnet, como a sua disseminação. O objetivo, alegam, era estimular o negócio do seu serviço de mitigação de ataques DDoS.

Malware Mirai volta a deixar milhares sem internet. Vítimas na Europa já são mais de um milhão
Malware Mirai volta a deixar milhares sem internet. Vítimas na Europa já são mais de um milhão
Ver artigo

Nas declarações de culpa, que chegaram recentemente à mão das autoridades, Jha e White declaram ainda que vão devolver um total de 46 bitcoins, uma vez que o dinheiro foi gerado no âmbito de atividades ilícitas. Note que, atualmente, este volume de criptomoeda vale mais de 650 mil euros.

O Mirai foi utilizado para atingir grandes empresas, mas foi o lease do software e os negócios de recuperação que mais deram dinheiro a este trio. Em 2016 o botnet tornou vários portais inacessíveis ao sobrecarregá-los com tráfego virtual e malicioso. Ao todo foram comprometidos mais de 100 mil equipamentos durante o processo.