O programa, denominado SHort-Range Independent Microrobotic Platforms (SHRIMP), pretende aliar as equipas de socorristas a robots milimétricos para avaliar cenários e ambientes de alto risco, permitindo a entrada em áreas inacessíveis e instáveis.

"Seja em um cenário de desastre natural, uma missão de busca e resgate, um ambiente perigoso ou outra situação crítica de socorro, os robots têm o potencial de fornecer ajuda e suporte muito necessários", disse um responsável da agência.

No entanto e como existem ambientes inacessíveis para plataformas robóticas maiores, a DARPA desafia os investigadores a desenvolver robots que classificam como fazendo parte da família robótica de micro-a-mili, ou seja, com tamanhos milimétricos como um inseto, focando-se na mobilidade, capacidade de manobra e destreza dos mesmos.

Para atingir esse objetivo, o programa SHRIMP também vai incidir na pesquisa de materiais e mecanismos de micro-atuadores, bem como em sistemas de energia eficientes para formatos microrobóticos, ambos necessários para criar a força, a destreza e a independência de plataformas de microrobótica funcionais.

Uma vez que as tecnologias do atuador afetam em grande medida a mobilidade de uma plataforma robótica, a capacidade de carga e a sua destreza, os investigadores também terão que trabalhar para desenvolver materiais e mecanismos de atuadores que priorizem a geração de força, a eficiência, a relação força / peso e a densidade máxima de trabalho.

Outro dos propósitos destes robots é que operem de forma independente, pelo que a criação de fontes de energia compactas e de conversores que possam suportar mecanismos de atuação de alta tensão e reduzir significativamente o consumo de bateria se torna crítica também é uma das componentes do programa SHRIMP.

Os projetos serão avaliados usando muitos dos mesmos princípios empregados no NIST (Robotics Test Facility) e cada equipa deverá mostrar a mobilidade da plataforma, a sua capacidade de carga, velocidade, bem como podem ser manobradas em superfícies planas e inclinadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.