Quando os sensores integrados no carro detetarem um embate violento o dispositivo do sistema eCall marca o número de emergência único europeu (112). Uma vez ativo, estabelece um contacto telefónico com o centro de resposta correspondente para enviar as informações necessárias para o socorro dos sinistrados. O sistema também poderá ser ativado manualmente carregando num botão próprio instalado no veículo.

Devido a preocupações relativas à proteção dos dados pessoais dos condutores, foi acordado que o eCall apenas terá acesso a informações básicas como o tipo de veículo, o combustível usado, a localização e a hora do acidente. Para além disso, toda a informação será apagada regularmente de forma automática, sendo só permitida a retenção das últimas três localizações.

O objetivo do eCall é reduzir os tempos de espera dos acidentados em 45 a 60% e as cerca de 2.500 mortes por ano nas estradas europeias. Olga Sehnalová, deputada social-democrata do Parlamento Europeu, declarou à BBC que quando uma pessoa tem um acidente ela “tem um problema de linguagem e muitas vezes nem se quer se lembra onde está” e por isso este dispositivo marcará a diferença, especialmente em áreas rurais.

A Comissão Europeia estima que a instalação do dispositivo aumentará em 100 euros o custo de produção dos novos veículos, mas é suposto que seja diluído no valor final pago pelo consumidor. No caso de ser instalado em veículos mais antigos, o eCall vai ter um custo superior, cujo valor ainda não é conhecido.

A aprovação do sistema eCall é uma decisão que se veio a arrastar ao longo dos anos. Já em 2005 Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade da Informação, alertava para o facto de não haver uma reação por parte dos Estados Membros e a inexistência de investimento na infraestrutura, levando a um atraso na apresentação da tecnologia.

Em 2013 a Comissão Europeia tinha apontado 2015 como a meta para a instalação do dispositivo, o que não veio a concretizar-se pelo atraso na aprovação do Parlamento Europeu.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico