A Microsoft desenvolveu um novo browser destinado a telemóveis e smartphones, o Deepfish. Com a nova ferramenta a empresa de Bill Gates pretende liderar o mercado de navegação online móvel, igualando o sucesso obtido com a sua oferta para PCs, o Internet Explorer.



A apresentação do software decorreu na Conferência de Tecnologias Emergentes O'Reilly, em San Diego, onde os responsáveis pela empresa salientaram que numa primeira fase o Deepfish esteve disponível no Live Labs da Microsoft. O acesso por esta via está neste momento bloqueado, uma vez que já se atingiu o número de descargas permitidas para "uma primeira aproximação de testes de mercado".



De acordo com a Microsoft, citada pela Associated Press, a maioria dos browsers móveis actuais utilizam um formato de coluna única que formata as páginas existentes mediante o telemóvel onde está instalado, de forma a ajustar o conteúdo online ao ecrã do dispositivo.



Com esta limitação surgem alguns inconvenientes, como a compressão das páginas e a violação dos layouts originais das páginas, diz a empresa.



Para já a Microsoft não detalha planos de comercialização do Deepfish. A faze-lo a empresa podia comprometer a relação com a sua parceira Opera Mobile Software, responsável pelo fornecimento do software de navegação que actualmente é integrado com o Windows Mobile.



Resta salientar que para a execução do software os utilizadores precisam de ter um dispositivo compatível com Windows Mobile 5.0 e uma capacidade de armazenamento de 64 MB.

Notícias Relacionadas:

2007-02-09 - Microsoft disponibiliza Windows Mobile 6 no próximo trimestre

2006-12-07 - Microsoft disponibiliza Windows Live Search para telemóveis