Eric Schmidt, CEO do Google confirmou a existência de um acordo entre a sua empresa e a Dell, que prevê a utilização da tecnologia de pesquisa da empresa nos PCs da fabricante.



Nos termos deste acordo, os PCs da Dell passarão a trazer pré-instalado o Google Desktop e o Google Toolbar, enquanto o Internet Explorer será definido para arrancar com a homepage do motor de busca.



A confirmação foi avançada na conferência anual da Goldman Sachs e marca uma reacção da empresa de pesquisa às investidas da Microsoft neste mercado, já que na próxima actualização ao seu sistema operativo a empresa de Bill Gates pretende configurar no IE 7 uma caixa de pesquisa que liga directamente ao MSN, como motor de busca preferencial.



A questão até já motivou uma queixa em tribunal da Google, mas sem resultados. A empresa defendeu que a Microsoft estaria a violar o acordo anti-trust assinado com o Estado norte-americano, voltando a privilegiar a utilização dos seus produtos complementares ao sistema operativo e prejudicando a concorrência.



A justiça não considerou a queixa, justificando que a definição da homepage e a pré-definição da pesquisa da Microsoft são aspectos facilmente alteráveis pelo utilizador, se este assim o entender.



Sem sucesso nesta tentativa, a Google apostou numa alternativa e garante assim forma de serem as suas aplicações a chegarem pré-instaladas a casa do cliente numa larga fatia do mercado, já que a Dell disputa normalmente a liderança em termos de vendas.



"De facto assinámos um acordo. É um grande, grande acordo para as duas companhias", assume Schmidt acrescentando que este é um acordo para vários anos e que envolve dezenas de milhões de computadores.



As empresas ainda não revelaram os pormenores financeiros do acordo mas tendo em conta uma notícia publicada pelo Wall Street Journal em Fevereiro, que já avançava a existência de negociações, a Google terá de pagar um fee por cada PC equipado com o seu software.



Notícias Relacionadas:

2006-05-15 - IE 7 não viola acordo anti-trust assinado entre a Microsoft e o Governo americano


2006-05-14 - Google anuncia novas funcionalidades para o seu motor de busca