Demorou bastante tempo até a Nintendo assumir os problemas com os analógicos da Switch, conhecidos como “JoyCon Drift” e a propor a sua reparação gratuita. Mas até então, tem sido um pesadelo para os jogadores afetados, um problema que consiste em movimentos involuntários dos analógicos, fazendo com que personagens, cursores e outras ações se realizassem sem o input dos jogadores, muitas vezes estragando a experiência de jogo.

Esse problema resultou em mais de 25 mil queixas à Organização Europeia de Consumidores, ocorridos durante os primeiros dois anos de utilização da consola da Nintendo. As reparações dos comandos podem chegar aos 40 dólares ou mesmo obrigar os jogadores a adquirirem um novo JoyCon que custa cerca de 80.

Este problema parece ter chegado agora à PlayStation 5, mais concretamente ao comando DualSense. Desde o seu lançamento em novembro, que os jogadores têm partilhado nas redes sociais experiências semelhantes ao “Drift” que assola os comandos da Switch, partilhando vídeos com exemplos, recebendo comentários de outros utilizadores, com sintomas mais ou menos graves, conforme reporta o Kotaku.

Veja como é o interior do DualSense:

Há um jogador que alertou para o problema que começou 10 dias depois de ter recebido a sua consola, que no desespero tentou solucionar o problema, desde voltar a sincronizar o DualSense, descarregar e carregar totalmente a sua bateria, e outras, sem conseguir melhorar. Exemplos de jogos como o Destiny 2 mostraram as personagens a movimentarem-se sem o jogador dar o respetivo input no analógico.

Os jogadores afetados pelo problema de drift no DualSense da PlayStation 5 devem visitar a página de suporte de hardware da Sony, disponível para os diferentes acessórios da consola, e escolher o comando. Vão ser feitas perguntas de despiste para obter um código de referência e o respetivo número de telefone para o suporte técnico.

tek dualsense ps5

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.