A Boston Dynamics é bem conhecida pelas suas criações robóticas e depois de ter colocado à venda o seu primeiro robot comercial, o Spot, no ano passado, a empresa tem um novo autómato chamado Stretch. O robot foi concebido para trabalhar em armazéns e centros de distribuição e começará a ser comercializado a partir de 2022.

É verdade que, à primeira vista, o Stretch não tem um aspeto tão curioso quanto o do Spot ou até mesmo o do Atlas ou o do Handle, os dois robots humanoides da empresa. No entanto, a Boston Dynamics dá a conhecer que o design mais prático permite que o robot se adapte rapidamente aos ambientes de trabalho.

Clique nas imagens para conhecer o novo robot comercial da Boston Dynamics

A empresa explica que o Stretch é capaz de dar conta de múltiplas tarefas: seja descarregar caixas, coloca-las em correias transportadoras ou paletes e até preparar pedidos para serem exportados.

A base onde o robot assenta permite que se movimente de forma ágil, conseguindo “deslizar” por espaços mais apertados e adaptar-se à disposição dos elementos num armazém. O braço robótico do Stretch está equipado com uma pega capaz de lidar com uma variedade de caixas. Além disso, o robot conta com tecnologia de visão computorizada para conseguir identificar objetos.

Veja o Stretch em ação

Para já, o preço do Stretch ainda não é conhecido, mas é muito provável que se situe na ordem das dezenas ou centenas de milhares de dólares. Recorde-se que o Spot, com o seu preço de 75.500 dólares, é ligeiramente mais “barato” do que um Tesla Model S.

Hyundai anunciou a compra da Boston Dynamics por 1,1 mil milhões de dólares
Hyundai anunciou a compra da Boston Dynamics por 1,1 mil milhões de dólares
Ver artigo

No final do ano passado, a Hyundai anunciou a compra da Boston Dynamics por 1,1 mil milhões de dólares. Através do negócio, cuja conclusão está prevista para junho de 2021, a empresa passará a ser detida 80% pela fabricante de automóveis e 20% pela Softbank.