A partir do próximo ano lectivo os estabelecimentos de ensino vão passar a ter um coordenador para as Tecnologias da Informação e Comunicação, que terá responsabilidades de supervisão na utilização dos recursos informáticos disponibilizados às escolas e na definição de planos de acção anuais.
A medida foi publicada na passada terça feira em Diário da República (despacho 26 691/2005) e visa permitir um melhor aproveitamento de recursos. "Uma das dificuldades que temos sentido é conseguir ter a funcionar a tempo inteiro e uniformizados os meios disponíveis, já bastante razoáveis", explica ao Diário de Notícias Valter Lemos, secretário do Estado da Educação.
O mesmo responsável avança alguns números sobre o rácio de computadores por aluno nas escolas portuguesas garantindo que se em 2000 havia um computador por cada 39 alunos, hoje essa relação é de um PC para cada 14 alunos. A dotação das escolas com este tipo de recursos irá continuar e o secretário de Estado garante mesmo que estão disponíveis verbas suficientes para equipar cada agrupamento com "20 a 30 portáteis", esta distribuição será feita através de um concurso que está já a avançar.
De acordo com o despacho agora publicado cada agrupamento escolar passará a ter o seu próprio coordenador TIC, que deverá ser uma figura do próprio agrupamento com competências adequadas e que além de analisar e propor novas iniciativas de aproveitamento dos recursos existentes, terá como missão a promoção do uso transversal das TIC e o encaminhamento de professores com necessidades de formação para acções que suprimam essas falhas. A medida deverá mobilizar cerca de 1400 docentes.
Actualmente todas as escolas do país possuem PCs, na sua maioria com ligação à Internet, que muitas vezes não são usados por falta de pessoal de apoio com competências na área da informática, isto embora existam vários programas de formação e de fomento ao uso das TIC em ambiente escolar.
Esta é aliás uma aposta central do Governo socialista que através de Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, anunciou na semana passada a conclusão para Janeiro da cobertura de 100 por cento das escolas do país com banda larga.
Notícias Relacionadas:
2005-02-03 - Programa Internet@EB1 com financiamento de 5 milhões de euros no ano lectivo 2004/2005
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários