Uma análise realizada pela empresa de estudos de mercado IDC acaba de revelar que o número de dispositivos portáteis expedidos no primeiro trimestre deste ano diminuíram 12,1 por cento, em relação a período homólogo em 2001. Por outro lado, em relação ao trimestre anterior a descida ronda os 25,4 por cento, ou seja, cerca de 3,25 milhões de unidades foram colocadas no mercado entre Janeiro e Março.



Esta análise atribui a situação à continua estagnação da procura e às condições de periodicidade do mercado. Perante as actuais condições do mercado as empresas tentam agora estimular o crescimento deste sector, já que segundo afirma responsáveis da IDC, esta é uma área vital para o crescimento do mercado.



Todavia, a IDC afirma que os retornos destas estratégias de crescimento que as empresas estão a desenvolver não vão surgir para já. Dependendo da região de que se fala os fabricantes poderão esperar algum lucro apenas mais para o final deste ano, altura em que serão lançados novos equipamentos wireless.



Entre as empresas com lançamentos previstos estão a Palm cujas remessas desceram 23,5 por cento no primeiro trimestre deste ano, a Compaq que ocupa actualmente o segundo lugar a seguir à Palm e que viu o seu volume de entregas às lojas aumentar 18 por cento de ano para ano terminando o primeiro trimestre de 2002 com 10,1 por cento da quota do mercado mundial, e a Handspring que de uma quota de mercado de 15,5 por cento registada no princípio de 2001 desceu para 9,9 por cento este último trimestre.



Em relação à Sony esta tem actualmente 7,7 por cento da quota de mercado mundial e viu as suas remessas aumentarem 257,1 por cento a cada ano. Já a Hewlett-Packard viu os seus envios descer 43,9 por cento – uma tendência que neste caso se explica devido a antecipação da fusão com a Compaq.



Notícias Relacionadas:

2002-03-13 - IDC aumenta previsões de vendas mundiais de PCs para 2002

2001-07-27 - Compaq quase ultrapassa a Palm no mercado europeu de PDAs

2001-07-02 - Produção mundial de PDAs deverá chegar às 14,05 milhões de unidades em 2001

2001-02-21 - Palm cede terreno a Microsoft Pocket PC

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.