Um distribuidor italiano anunciou esta semana que iria iniciar a venda online de PCs Dell com sistema operativo Linux na Europa. Os equipamentos desktop são equipados com a versão 4.5 do sistema operativo Linspire e processador Intel Celeron a 2,4 GHz, sendo vendidos a partir de 562 dólares.



A Dell fez entretanto alguns reparos à forma como a empresa publicitou o novo produto alertando para algumas informações erradas, veiculadas pela empresa. Assim, e ao contrário do que a Questar havia assegurado, as novas máquinas não têm qualquer suporte ou assistência por parte do gigante americano, que não teve responsabilidades no resultado final do produto. A empresa americana explica que os PCs não foram equipados de fábrica com sistema operativo Linux, pelo que não lhe cabe qualquer dever de suporte ao nível do software.



Jeremy Bolen porta-voz da Dell explicou, em declarações à C|Net, que os distribuidores e integradores estão autorizados a costumizar as máquinas vendidas pelo que não é uma situação anormal que o produto final seja diferente daquele que sai das fábricas Dell. Neste tipo de situações a Dell obriga-se a dar todas as garantias relativamente ao hardware, mas descarta qualquer responsabilidade no que diz respeito ao software.



Por iniciativa própria a Dell já teve uma oferta Linux para o mercado desktop - como opção costumizável - que acabou por descontinuar devido à baixa procura. Neste momento a empresa mantém uma oferta Linux, mas apenas para o mercado empresarial, em servidores e estações de trabalho.



A nova oferta da Questar para o mercado doméstico está disponível em italiano e inglês, tem 256 MB de memória e um disco de 40 gigabytes. Ao nível do software inclui a suite de produtividade OpenOffice. Provavelmente devido à divulgação conseguida na empresa, a nova linha de PCs contribuiu para que nas últimas 24 horas o site da Questar tenha registado 200 mil visitas únicas.



Notícias Relacionadas:

2003-04-03 - Dell e Oracle fortalecem aliança em clusters Linux

2001-08-03 - Dell abandona o sistema operativo Linux nos computadores não empresariais