No ano passado, a ByteDance, dona do TikTok, confirmou a aposta na realidade virtual com a compra da Pico. A marca chinesa acaba de dar a conhecer ao mundo o novo Pico 4, que vai chegar a um conjunto de países europeus e asiáticos em outubro e que promete ser o próximo “rival” da Meta no mercado dos headsets de realidade virtual.
De acordo com a Pico, o headset standalone apresenta um design mais leve do que o último modelo da marca, o Pico Neo3 Link. No interior há espaço para um processador Snapdragon XR2 da Qualcomm, uma GPU Adreno 650, uma bateria de 5300mAh, 8 GB de RAM, estando disponíveis duas configurações de memória interna: 128 GB e 256 GB.
Clique nas imagens para mais detalhes
O sistema ótico do Pico 4 tem um design menos volumoso, contando com um campo de visão de 105 graus, além de um display LCD com resolução de 2.160 x 2.160 pixels por olho. Em destaque está também uma câmara que permite aos utilizadores verem o que se passa no exterior a cores sem terem de remover o headset.
A acompanhar o headset está um par de comandos com feedback háptico, assim como acessórios à semelhança de um conjunto de bandas de fitness com sensores de movimento, desenhadas para serem utilizadas durante jogos ou sessões de exercício através das apps disponíveis no Pico OS.
Na Europa, o Pico 4 vai estar disponível a partir de 18 de outubro por um preço de 429 euros, pela versão com 128 GB de armazenamento interno, e de 499, pela que tem 256 GB. Fora do mercado europeu e asiático, a empresa não pretende lançar este modelo de headset nos Estados Unidos. Como avança a imprensa internacional, no mercado norte-americano, a Pico tem intenções de lançar uma versão Pro mais orientada para o mundo empresarial no próximo ano.
No caso da Meta, a empresa de Mark Zuckerberg prepara-se para revelar um novo headset de realidade virtual já em outubro, no próximo evento Meta Connect. Os rumores acerca do equipamento continuam a circular online e, recentemente, surgiu um novo vídeo que deu a conhecer mais pormenores.
Clique nas imagens para mais detalhes
O vídeo demonstra um headset preto, com três câmaras frontais e acompanhado por comandos, com um design em linha com o que foi partilhado em rumores anteriores relativos ao Project Cambria. Ao que tudo indica, o headset, que toma o nome Meta Quest Pro, foi deixado num quarto de hotel, à semelhança de outros dispositivos da marca, todos com a indicação que não se destinavam a revenda, sendo apenas para uso dos especialistas da empresa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários