A Sun Microsystems vai suspender os downloads da versão beta do StarOffice 6.0 no próximo dia 31 Dezembro, preparando-se para o lançamento da versão final do software no primeiro semestre de 2002, de acordo com declarações recentes da empresa.



"Já reunimos todo o feedback que desejávamos", afirmou Russ Castronovo, porta voz da empresa. "Estamos no ponto de saturação. Penso que satisfizémos os requisitos do programa".



O StarOffice, um rival gratuito do pacote de aplicações Office da Microsoft, corre nos sistemas operativos Solaris e Linux assim como no Windows, mas tem sido criticado por ser um pouco difícil de utilizar.



A versão 6.0 abandona o programa de email, transferindo-se para formato de ficheiros XML e separa os diversos componentes - processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações, gráficos e outros pacotes - em programas isolados.



A Sun tinha comprado o software quando adquiriu a Star Division em 1999 e passou a disponibilizar a aplicação para download gratuito. Mais tarde, a empresa divulgou o código do StarOffice - com o objectivo de construir uma comunidade idêntica ao grupo que pôs o sistema Linux na ribalta - e disponibilizou-o a partir do site open- source OpenOffice.



Apesar do cancelamento anunciado para 31 de Dezembro próximo do download do StarOffice, os interessados podem continuar a encontrar a aplicação no site do OpenOffice, ou adquiri-la em diferentes versões CD-ROM.



Aparentemente, o custo de desenvolvimento do software é muito elevado, o que já obrigou a Sun a decidir-se pelo abandono de uma versão Macintosh para a comunidade open-source, no início do ano.



Notícias Relacionadas:

2001-10-03 - Sun Microsystems lança versão beta do StarOffice 6.0

2001-08-31 - Sun demonstrou o StarOffice 6.0 em versão beta

2001-05-08 - Sun prepara lançamento do StarOffice 6.0