O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, revelou a possibilidade de ser usado um drone pela PSP durante a operação de segurança que está a ser preparada para a final da Liga dos Campeões em Lisboa. A acontecer, será a primeira vez que um dos dois drones da PSP será usado numa missão oficial.



De acordo com o Público, a proposta terá partido da própria Polícia de Segurança Pública, mas a três dias do evento ainda não tinha sido feito nenhum pedido oficial. Caso avance, a iniciativa terá ainda que ser avaliada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados visto que não existe uma legislação específica para as aeronaves não tripuladas.



Miguel Macedo garantiu que o uso do drone não servirá para identificar ninguém, colocando em causa o direito à privacidade das pessoas. O drone servirá antes para controlar a movimentação dos adeptos espanhóis, não se sabendo quantos podem afluir à capital portuguesa dada a grande proximidade geográfica.



“Não quero crer que haja especiais problemas de segurança mas a proximidade entre Madrid e Lisboa faz com que seja imprevisível o número de adeptos que vamos ter na cidade nesse dia”, afirmou Miguel Macedo à margem do evento onde foi apresentada a nova imagem da PSP.



O ministro revelou ainda que apenas um dos dois drones que a PSP detém está apto para ser usado numa missão do género.



Atualmente a utilização de drones está sujeita à lei geral da proteção de dados e nem mesmo as leis de videovigilância se aplicam, devido às características específicas dos equipamentos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico