A Panasonic apresentou hoje no Salone Del Mobile, a prestigiada exposição de mobiliário e lifestyle de Milão, um novo conceito de ecrã OLED transparente. O conceito de “mobília inteligente” foi apresentado como parte da instalação da Vitra, uma marca de mobiliário suíça.

Basicamente a tecnologia do ecrã OLED transparente parece uma vitrina de vidro convencional, integrado à mão a partir de uma moldura de madeira. O objetivo é integrar-se naturalmente em qualquer espaço de uma casa contemporânea, servindo de elemento de decoração, pelo menos até ser ligado e aparecerem as imagens, que segundo a marca oferecem uma qualidade vívida.

O OLED transparente resulta de um projeto de investigação conceptual da Panasonic e a Vitra. Durante a produção foram criadas diferentes ideias sobre como as novas tecnologias podem ser integradas nos dispositivos audiovisuais nos lares. Este ecrã OLED transparente é o primeiro resultado desses projetos.

O ecrã, projetado pelo designer escandinavo Daniel Rybakken e a Panasonic Design Kyoto, é composto por madeira, metal e vidro.  Apesar do conceito apelativo, a Panasonic não tem para já planos de o comercializar, embora esteja atenta ao feedback sobre o dispositivo, estando pronta para responder às exigências do mercado.