Ao longo de 2008, o mercado nacional de PCs cresceu 58,8 por cento, diz a IDC num relatório agora publicado. Segundo a consultora, o segmento em questão, que engloba desktops e portáteis, registou um desenvolvimento superior ao da totalidade da Europa Ocidental, que registou um aumento de apenas 16,8 por cento.

Os números nacionais revelam que durante o ano passado foram vendidos em Portugal mais de 1,6 milhões de PCs, dos quais 1,33 milhões eram portáteis, ou seja, 81 por cento do total. Este valor coloca Portugal no topo da tabela europeia como o país onde se vendem proporcionalmente mais laptops. A completar, a IDC explica que em 2008 o mercado dos portáteis em Portugal cresceu 85,6 por cento face a 2007.

No que se refere ao mercado de desktops, os números não podiam ser mais evidentes: o segmento continua em queda, com as vendas a descerem 2,8 por cento face ao ano anterior, altura em que se venderam 312,5 mil computadores de secretária. Este ano, as vendas chegaram às 303,8 mil unidades.

Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal explica que as diferenças entre as vendas de desktops e portáteis são justificadas pela procura associada aos programas eEscolas e eEscolinhas assim como "a crescente concorrência entre fabricantes e ainda a introdução no mercado dos mini-portáteis de baixo custo".

O responsável frisa ainda que estes pequenos laptops já são responsáveis por quase 20 por cento do total de portáteis vendidos em Portugal.

J.P. Sá Couto desta-se entre os mais vendidos

No que se refere às marcas, a mais procurada em 2008 foi a HP com um total combinado de 392,3 mil unidades vendidas entre desktops e portáteis, o que garante à fabricante uma quota de mercado de 24 por cento e um crescimento de 41,3 por cento face a 2007.

A Toshiba fixa-se no segundo lugar da tabela, com 17,5 por cento de quota em 2008 contra 14,4 por cento em 2007. Em causa estão os 286,4 mil computadores vendidos no ano passado, um valor que lhe atribui um crescimento de 93,6 por cento face a 2007.

O terceiro lugar no mercado nacional vai para a J.P. Sá Couto que, graças ao Magalhães, observou um crescimento de 433,3 por cento em 2008 face a 2007, com 191 mil unidades vendidas. Tais resultados conferem à fabricante nacional uma quota de 11,7 por cento.

Contudo, a empresa que registou o maior crescimento ao longo do ano que passou foi a Inforlandia. Apesar de constar na sexta posição do ranking da IDC. A fabricante cresceu 685,4 por cento face a 2007, o que correspondeu a um aumento de 13,8 mil para 108,7 mil computadores vendidos. Segundo, a IDC, o crescimento da Inforlandia está relacionado com o "programa Eescolas e da forte parceria com a TMN".

Em declarações ao TeK, fonte da Inforlandia refere que o "grande crescimento" da marca está relacionada com "pioneirismo na apresentação de configurações de topo" da empresa, algo visível com a recente apresentação dos "primeiros portáteis com banda larga móvel integrada".

Toshiba lidera em portáteis

Separando as vendas por tipo de equipamento, o top das marcas mais procuradas muda de líder. A Toshiba encabeça a tabela de fabricantes com mais portáteis vendidos em Portugal - 286,4 mil laptops -, seguida da HP na segunda posição com 271,6 mil unidades comercializadas. O terceiro lugar do ranking é ocupado pela Asus com 177,2 mil portáteis vendidos em 2008.

A maior taxa de crescimento no mercado nacional dos portáteis foi para a JP Sá Couto, situada em quarto lugar da lista da IDC que, com um crescimento de 1294,2 por cento, vendeu 159,8 mil unidades.

Face aos números obtidos no ano passado, que lhe valeram pela primeira vez a liderança neste mercado, João Amaral, director-geral da Toshiba Portugal refere que “os resultados reflectem da melhor forma o esforço colocado pela subsidiária portuguesa na implementação de uma estratégia que permitiu consolidar a presença em todos os segmentos de mercado" onde a companhia opera.

HP desta-se nos desktops

Nos desktops, a HP lidera com 120,7 mil unidades vendidas, seguida da Dell que, apesar do decréscimo de 8,4 por cento em 2008, vendeu 33 mil computadores de secretária.

Por fim, a JP Sá Couto fixa-se na terceira posição com 31,3 mil desktops vendidos, o que correspondeu a um crescimento de 28,3 por cento face a 2007.