A HP acaba de apresentar em conferência para os jornalistas em Portugal o novo Elite Dragonfly G2 que tinha sido revelado este ano na CES e que continua a apostar na ultra mobilidade com um peso abaixo de 1 Kg e 16 milímetros de espessura do chassi. As funcionalidades de segurança e colaboração, com aposta na melhoria da duração da bateria, qualidade dos ecrãs e do som, são também pontos fortes do novo modelo que já está disponível para encomenda e que tem um preço de venda a público a partir de 1.800 euros.

Esta é mais uma adição ao portfólio da HP que em 2020 voltou a ser a marca de computadores pessoais mais vendida em Portugal, com uma quota de mercado de 25% e liderança no segmento de consumo e empresarial, como explicou José Correia, diretor geral da HP em Portugal. Num "ano louco" para as tecnologias a procura excedeu a capacidade de entrega mas a empresa garante que conseguiu preparar-se para responder às necessidades do mercado.

O HP Elite Dragonfly G2 é o sucessor do Elite Dragonfly, que o SAPO TEK já testou, e vem equipado com os novos processadores Intel Core de 11º geração, tem várias opções e ecrãs e uma bateria que pode chegar a 24 horas em algumas condições de funcionamento, mas que tem carga rápida com fast charge. As funcionalidades de segurança são também um dos pontos fortes do novo Elite Dragonfly, que também integra tecnologia de inteligência artificial para detetar o modo de utilização e adaptar o desempenho, consoante está a ser usado numa mesa, em cima dos joelhos, ou transportado numa mochila.

O portátil tem suporte integrado para 4G, podendo evoluir para o 5G nos mercados onde a rede de nova geração já está disponível. Pedro Coelho, responsável da categoria de Computação Profissional na HP Portugal, adiantou ao SAPO TEK que a integração é feita em colaboração local com os operadores de telecomunicações, necessitando de testes locais, e que já há vários países onde está disponível esse modelo. Em Portugal o executivo da HP diz que existe interesse dos operadores e que há conversações e contactos para possível lançamento, quando a rede de quinta geração estiver disponível.

Em destaque está também a integração de materiais reciclados, incluindo plásticos que teriam como destino o oceano, sendo que mais de 80% de todas as peças mecânicas feitas de materiais reciclados.

Em abril a HP vai disponibilizar também em Portugal o Elite Dragonfly Max, que está optimizado para colaboração e videoconferência, com mais funcionalidades com câmara de 5MP e 4 microfones.

Flexibilidade para trabalhar em qualquer lado

Na linha de novos equipamentos, a HP vai lançar ainda este mês o Elit Folio, que chega às lojas por um preço a partir de 1.700 euros e que traz um conceito de maior flexibilidade. A novidade não está só na forma como se pode posicionar o ecrã e usar o teclado ou o modo de tablet, mas também no sei interior, com a integração dos processadores Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 2.

O novo modelo é um concorrente de peso para os Surface da Microsoft, combinando as funcionalidades de tablet, PC e smartphone e tem uma bateria que a HP diz que permite até 24,5 horas de reprodução de vídeo.

O ecrã diagonal de 13,5 polegadas traz a funcionalidade opcional de HP Sureview Reflect, para maior privacidade. A câmara de vídeo tem também uma proteção que permite desligar a imagem.