O lançamento do Grok 3 surge numa altura em que o patrão da Tesla, da SpaceX e proprietário da rede social X foi encarregado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de liderar um vasto programa de cortes nas despesas do Governo federal, o que está a preocupar democratas e sindicatos em particular.

"O Grok é sobre a compreensão do universo", disse o bilionário na apresentação da última versão do Grok 3.

"Somos guiados pela busca da natureza do universo. É também o que nos leva a ser uma IA que procura a verdade tanto quanto possível, mesmo que essa verdade esteja por vezes em desacordo com o que é politicamente correto", afirmou durante a apresentação.

O Grok 3 será inicialmente fornecido gratuitamente aos subscritores do X Premium+, antes de ser acessível a outros públicos.

Grok 3 vai ser a IA “mais inteligente da Terra”. O que se sabe do novo modelo de Elon Musk?
Grok 3 vai ser a IA “mais inteligente da Terra”. O que se sabe do novo modelo de Elon Musk?
Ver artigo

Ao anunciar o lançamento do Grok 3, no domingo, Musk disse estar a apresentar "a IA mais inteligente da Terra". "Achamos que será melhor do que tudo o resto", disse, na semana passada, durante um discurso, em vídeo, numa conferência no Dubai.

Em dezembro, a xAI angariou outra grande ronda de financiamento no valor de seis mil milhões de dólares (5,73 mil milhões de euros).

Na altura, a empresa, que desenvolve produtos de inteligência artificial generativa e se vê como concorrente da OpenAI, a empresa por trás do software ChatGPT, lançado em 2022, disse que o financiamento seria usado em particular para reforçar "infraestruturas de ponta".

Na sexta-feira, o conselho de administração da OpenAI anunciou que rejeitou oferta pública de aquisição de Elon Musk, no valor de 97,4 mil milhões de dólares (93,1 mil milhões de euros).

Musk vs. Altman: Rivalidade continua a escalar com a OpenAI no centro da estratégia de IA dos Estados Unidos
Musk vs. Altman: Rivalidade continua a escalar com a OpenAI no centro da estratégia de IA dos Estados Unidos
Ver artigo

Elon Musk e o diretor executivo da empresa, Sam Altman, faziam parte da equipa de 11 pessoas que fundou a OpenAI em 2015, tendo o primeiro sido responsável por um financiamento inicial de 45 milhões de dólares (43 milhões de euros).

O setor foi desestabilizado pelo lançamento, em janeiro, do DeepSeek, uma IA generativa criada por uma startup chinesa capaz de igualar os rivais norte-americanos a um custo muito inferior.

Lançada em julho de 2023, a xAi já tinha angariado seis mil milhões de dólares em maio de 2024 e está atualmente avaliada em cerca de 50 mil milhões de dólares (47,8 mil milhões de euros), segundo a CNBC.

A Microsoft (principal investidor da OpenAI), a Google, a Amazon, a Meta e outras empresas gastaram milhares de milhões de dólares e lançaram ferramentas que produzem facilmente texto, imagens e vídeos de elevada qualidade, entre outros conteúdos.