
Se avançar com detalhes, Elon Musk partilhou na sua conta da rede social X que vai fazer uma demonstração ao vivo do próximo modelo de inteligência artificial, o Grok 3. O modelo da xAI vai ser mostrado às 20.00 PT (4 da manhã hora de Lisboa). O magnata conclui o anúncio com a dica “IA mais inteligente da Terra”.
A indicação do nível da inteligência artificial pode querer dizer que o Grok 3 terá capacidades de pensamento profundo, os sistemas que demoram mais tempo a responder, mas que oferecem respostas mais elaboradas, tal como o OpenAI 01 ou o DeepSeek R1. Este tipo de modelos têm como objetivo ajudar investigadores, engenheiros e outros profissionais a escalar as suas atividades de investigação diariamente e acelerar a sua produtividade, ao mesmo tempo que se mantêm na crista da onda dos avanços desta tecnologia.
Durante uma participação via videoconferência no World Governments Summit do Dubai, Elon Musk tinha referido que o Grok 3 estava na reta final de desenvolvimento, prevendo o seu lançamento em uma ou duas semanas, avança a Reuters. “Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito poderosas e durante os testes que fizemos até agora, ele ultrapassou tudo o que foi lançado, daquilo que conhecemos até agora, por isso é um bom sinal”, disse durante uma videochamada em direto para o evento.

Segundo a Forbes, o novo modelo Grok 3 foi treinado no supercomputador Colossus Supercluster, equipado com 100 mil GPUs Nvidia H100. A nova versão do chatbot promete ser também mais eficiente e melhores resultados. É explicado que o Grok 3 foi programado para utilizar dados sintéticos, para maior capacidade de raciocínio e redução de enviesamento. Esse formato dá ao modelo a capacidade de analisar os seus próprios erros e aprender com os mesmos.
De recordar que Elon Musk avançou com uma proposta de compra da OpenAI, oferecendo 97,4 mil milhões de euros, um valor muito abaixo dos 157 mil milhões de dólares pelos quais a empresa foi avaliada na sua última ronda de financiamento, em outubro do ano passado. As negociações sobre uma nova ronda de financiamento avaliam agora a OpenAI em 300 mil milhões de dólares.
A resposta de Sam Altman não se fez esperar, e num post publicado na rede social de Musk, a X, tem mesmo uma contraproposta. "Não, obrigado, mas vamos comprar o Twitter por 9,74 mil milhões de dólares se quiser". Entretanto Elon Musk promete retirar oferta de compra, caso a OpenAI se mantenha sem fins lucrativos.
“Se a direção da OpenAI estiver preparada para preservar a sua missão de caridade e se retirar a placa “para venda” dos seus ativos e impedir a sua conversão, Elon Musk vai retirar a sua oferta”, lê-se no documento. A carta reforça que caso contrário, “a caridade vai ter de ser compensada por aquilo que um comprador estiver disposto a pagar pelos seus ativos”, lembrando que a oferta do magnata foi pelo bem da missão de caridade.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Astrónomos confirmam super-Terra habitável e abrem portas à deteção de vida extraterrestre -
App do dia
App Drippi transforma o “look” completo dos amigos em criações únicas -
Site do dia
Na TemPolor a IA ajuda a encontrar a música certa para cada imagem -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários