Sempre que Elon Musk fala sobre Inteligência Artificial, fala com reservas acerca da forma como esta poderá evoluir nas suas capacidades e, na vez mais recente que o assunto foi tema de conversa, o espírito cuidadoso (e alarmista?) do visionário empreendedor voltou a ficar demonstrado.

Elon Musk: "A Inteligência Artificial é um risco fundamental para a existência da civilização humana"
Elon Musk: "A Inteligência Artificial é um risco fundamental para a existência da civilização humana"
Ver artigo

Durante a apresentação de um documentário sobre IA aos colaboradores da Neuralink, outra das empresas do seu império, Elon Musk referiu que só existem 5 a 10% de probabilidades de se conseguir desenvolver uma solução de Inteligência Artificial "segura", cita a Rolling Stone numa grande reportagem sobre o quotidiano daquele a quem chama “o arquiteto do amanhã”.

A desconfiança do empreendedor face às más intenções das máquinas não é de agora. Em 2014 Elon Musk chegou a afirmar que os humanos já tinham perdido a batalha com a IA e que a única forma de a vencer seria juntarem-se a ela.

Elon Musk entre os mais de 100 líderes tecnológicos preocupados com robots assassinos
Elon Musk entre os mais de 100 líderes tecnológicos preocupados com robots assassinos
Ver artigo

“O lado bom com a Inteligência Artificial ultrainteligente é que esses sistemas vão ser tão avançados que nós [humanos] seremos como animais de estimação”.

Mais recentemente fez novas chamadas de atenção acerca dos riscos que a inteligência artificial pode envolver, ao afirmar que é preciso começar a regular “antes que algo de mau aconteça”. Chegou mesmo a colocar os receios relativos às superinteligências acima da ameaça que a Coreia do Norte pode representar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.