O número de mulheres que escolhem as áreas da tecnologia para uma licenciatura fica assim significativamente abaixo do número de homens que fazem esta opção: 95 por cada mil e no mundo do trabalho a relação é ainda pior. Apenas quatro em cada mil mulheres com formação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação acaba efetivamente por trabalhar no sector.



O número de mulheres que abandonam uma carreira nas TIC também é elevado, o que contribuirá para o reduzido número de mulheres em cargos de chefia neste sector. Só 19,2% dos trabalhadores nesta área têm uma mulher como chefe, uma média que sobe para os 45,2% no resto dos sectores.



Para alterar os números a CE propõe um conjunto de medidas, que passam pela renovação da imagem do sector junto do sexo feminino; melhoria das condições de trabalho e facilitação do acesso a capital para apoiar o lançamento de novos projetos.



Nas contas realizadas pelos autores da pesquisa conclui-se que se "as mulheres ocuparem postos de trabalho digitais em paridade com os homens, o PIB europeu poderá aumentar anualmente cerca de 9000 M€".



A justificar estas conclusões indica-se que as organizações com mais mulheres na hierarquia garantem maior rendibilidade de capital próprio 35% acima do conseguido em organizações equivalentes, mas onde a liderança é dominada por homens. Acontece o mesmo em relação à rendibilidade para os acionistas, que tende a ser mais elevada (34 % superior).



A CE também sublinha que as mulheres empregadas no sector das TIC têm salários 9% acima da média - comparativamente a outros sectores -, para além de estarem integradas num sector em crescimento, que em 2015 será responsável por 900 mil postos de trabalho.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.