(Actualizada) A equipa de futebol robótico Cambada trouxe para Portugal a medalha de bronze no campeonato mundial de futebol robótico, que se realizou em Istambul na Turquia, entre 5 e 11 de Julho.



A Cambada, da Universidade de Aveiro, conquistou o terceiro lugar da prova na Liga de Tamanho Médio do RoboCup. O confronto final teve lugar com a RFC, uma equipa de Estugarda que acabou por perder a competição por um golo. O resultado final foi 2-1.



Vale a pena sublinhar que a equipa de futebol robótico da Universidade de Aveiro conseguiu no ano passado e em 2009 um terceiro lugar na competição. Em 2008 tinha vencido, arrecadando um primeiro lugar. A nível nacional a equipa é pentacampeã.



No apuramento para a recta final da competição, a Cambada venceu a japonesa Hibikino-Musashi por 6-1, resultado que a levou a defrontar a Tech United (que acabou no segundo lugar da competição), num jogo que terminou empatado a dois golos.



"Valeu aos holandeses uma melhor diferença de golos, o que lhes permitiu sair do grupo de apuramento em 1º lugar", detalha uma nota de imprensa da universidade.



Mais prémios para Portugal



Também a Escola Secundária de Amares trouxe um prémio para Portugal, da competição que este ano se realizou em Istambul. A equipa de Robótica da Escola Secundária de Amares sagrou-se pelo segundo ano consecutivo Campeã do Mundo de Dança Robótica na categoria Superteam Secondary Júnior.



“A prova das Super Equipas é considerada a mais exigente da competição de dança robótica. Esta prova decorre depois das apresentações individuais e agrupa alunos dos diferentes países participantes, os quais, durante pouco mais de 24 horas, têm de elaborar uma nova apresentação com os seus robôs”, explica uma nota de imprensa da escola.



Os alunos da escola portuguesa foram ainda distinguidos com o prémio Best Intertainment Value, com o júri a reconhecer que a exibição portuguesa levou a prova o melhor projecto de entretenimento na sua categoria.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A equipa da Secundária de Amares que venceu a competição em Istambul é constituída pelos alunos Rui Brandão, José Oliveira, Francisco Neves, Jessica Costa, Tiago Brandão e Vítor Soares. Estes foram orientados pelos professores Rui Baptista, Luís Bernardino e João Cunha.



Também Coimbra trouxe prémios para Portugal na mais recente edição do Campeonato do Mundo de Robótica. A equipa RescueB, que juntou alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e alunos de escolas secundárias da mesma região, alcançou o terceiro lugar da competição na categoria de busca e salvamento.


António Simões, José Carlos Direito, José Pedro Medeiros e Luís Miguel Jacinto foram os alunos que integraram a equipa, liderados por Tiago Caldeira e treinados por Paulo França.


A equipa participou ainda nas SuperTeams, que juntam as melhores prestações de cada categoria, formando grupos entre países. Em parceria com uma equipa sueca, os portugueses conseguiram o segundo lugar do pódio, salvando nove vítimas em oito minutos.



O site oficial do RoboCup 2011 está ainda em actualização no que se refere a informação de resultados finais das provas, pelo que provavelmente haverá a noticiar mais prémios para Portugal, habitualmente com uma prestação muito positiva neste campeonato do mundo.



Nota de redacção: Notícia actualizada com informação de mais prémios conquistados por equipas portuguesas no último RoboCup. Uma primeira actualização juntou informação do prémio conquistado por alunos de Amares e uma segunda actualização com informação sobre o prémio conquistado pela Universidade de Coimbra.