A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi a vencedora do Campeonato Mundial de Futebol Robótico, realizado em Bremen na Alemanha, arrecadando a medalha de ouro e de prata, respectivamente, nas Simulação 3D e Small-Size.



O FC Portugal - equipa nacional galardoada com a medalha de ouro - era formado por elementos da FEUP e da Universidade de Aveiro e disputou a final com os chineses Wright Eagle ganhando por 1-0.



No âmbito da liga Simulação 3D, onde são analisadas as metodologias de Inteligência Artificial, o FC Portugal centrou-se nos processos de coordenação de robôs, incluindo as estratégias flexíveis, tácticas, posicionamento estratégico baseado em situações, trocas dinâmicas de posições e papéis, modelização mútua, comunicação optimizada, visão inteligente, entre outras.



Na Liga Small-Size, em que o desafio é efectuado entre equipas de cinco robôs, a equipa nacional, designada por 5DPO, foi derrotada na final pela equipa norte-americana mas mostrou o seu potencial numa prova considerada mais acessível aos países com tecnologia superior como os EUA (o vencedor), Alemanha e Japão.



Os robôs que foram utilizados pela equipa nacional nesta prova são 100 por cento nacionais, tendo sido totalmente projectados e construídos na FEUP.



O próximo objectivo da Faculdade de Engenharia do Porto é chegar a Atlanta onde se irá disputar o Mundial do próximo ano.



O Campeonato do Mundo de Futebol Robótico não é um campeonato desportivo, ao contrário do que possa parecer, mas sim um encontro científico que conta com a participação de universidades de todo o mundo e cujo programa contempla uma conferência para apresentação de artigos científicos. A utilização do futebol é explicada em comunicado como uma "situação de teste em virtude da circunstância de ser uma das situações mais difíceis de trabalhar: se as operações dos robôs funcionarem num jogo de futebol provavelmente funcionarão em qualquer outra situação".

Notícias Relacionadas:
2003-05-09 - Robots e Futebol em destaque no Robótica 2003