
A Microsoft deve lançar nos próximos dias um programa de apoio ao desenvolvimento do ensino através do qual vai vender tablets Surface RT a metade do preço. As escolas e universidades portuguesas são abrangidas pelo projeto e vão poder fazer os pedidos de aquisição entre o dia 24 de junho e 30 de agosto.
A informação apareceu no site Education for K12 da Microsoft, mas foi entretanto retirada. O ZDNet conseguiu confirmar junto da tecnológica de Redmond que o programa de descontos é verdadeiro.
O TeK também já contactou a Microsoft Portugal para confirmar a chegada da iniciativa ao ensino português. Entretanto a filiar portuguesa da tecnológica confirmou a existência do plano e disse que mais detalhes vão ser revelados no próximo dia 24 de junho.
No entanto, na informação recolhida pelo site de informação, Portugal aparece na lista de países elegíveis para o programa de incentivos ao ensino.
O Surface RT de 32GB deve custar 179 euros, o Surface RT com TouchCover pode ficar por 229 euros e com TypeCover pode chegar aos 249 euros. Caso os preços se confirmem, chegam a ser menos de metade do valor dos equipamentos no mercado "tradicional". As ofertas vão estar sujeitas à existência de um stock.
[caption]
[/caption]
Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia e Irlanda, entre outros, são mercados europeus onde a iniciativa também deve ficar disponível.
Ao que foi possível apurar, vai existir um formulário online que deve ser preenchido e enviado pelas escolas, que devem aguardar depois o contacto da Microsoft sobre os detalhes da compra. O projeto destina-se sobretudo para os professores e educadores na tentativa de colocarem os alunos em contacto com os novos conceitos tecnológicos.
O Surface RT parece ser uma aposta da gigante norte-americana para a área de ensino já que recentemente anunciou que ia oferecer dez mil tablets aos professores que estivessem na International Society for Technology in Education.
Outros dispositivos já apostam no fator "preço baixo" para atrair o segmento do ensino. O projeto Chromebook da Google, que pode chegar a Portugal no final do ano, e o Raspberry Pi, têm feito parcerias com várias instituições de ensino na tentativa de ligar a educação, os jovens e a tecnologia.
Nota de redação: notícia atualizada com informação da Microsoft Portugal
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários