Depois de terminado um concurso público polémico, começaram hoje a ser instalados nas escolas públicas do segundo e terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário os 111 mil computadores previstos no Plano Tecnológico da Educação.

O projecto deverá permitir que ainda neste ano lectivo se atinja um rácio de um computador com ligação à Internet por cada cinco alunos, reduzindo para 1 alunos por computador com Internet até 2010 e colocando Portugal entre os melhores da Europa a este nível. Quando o Plano Tecnológico da Educação foi lançado, em 2007, o rácio em Portugal era de um computador por cada 12,8 alunos

João Trocado da Mata, coordenador do Plano Tecnológico da Educação, lembra que a implementação deste projecto constitui um passo fundamental "para a modernização dos processos de ensino e de aprendizagem e para garantir a igualdade de oportunidades de acesso às TIC".

A instalação dos computadores nas escolas é apenas uma das componentes deste projecto de modernização tecnológica que abrange também a criação de redes locais e de uma ligação de fibra óptica, para além do desenvolvimento de conteúdos e formação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.