O Conselho de Ministros espanhol deu ontem, sexta-feira, luz verde para a realização de um contrato que permitirá instalar na Catalunha o segundo maior supercomputador do mundo e para a criação de um Centro Nacional de Supercomputação. Segundo a agência Europa Press, esta decisão resulta de uma colaboração entre o Governo e a IBM Espanha e acarreta um investimento de 70 milhões de euros nos próximos quatro anos.



Quando estiver instalado o supercomputador vai ter acesso livre a todos os investigadores espanhóis, conforme define um protocolo aberto, sendo que a definição de prioridade dos projectos a realizar fica a cargo de um conselho independente, que analisará as propostas existentes com base no seu valor científico e na necessidade real de supercomputação.



Segundo o Governo espanhol, este será o primeiro supercomputador do mundo a ser instalado com objectivos genéricos, disponível para realizar investigação em várias áreas. Entre as possibilidades contam-se o estudo de doenças como a Alzheimer, o estudo das alterações climatéricas e trabalhos na área da aeronáutica.



O ministro da Ciência e Tecnologia espanhol Juan Costa explicou, em conferência de imprensa, que o supercomputador deverá estar operacional em Setembro. Vai contar com uma capacidade de processamento de 40 mil milhões de operações por segundo e uma memória principal de 9.0 Terabytes, o equivalente à memória de 18 mil PCs comuns, integrada em 128 Terabytes de disco, o mesmo que 2.200 computadores. Com uma arquitectura de 64 bits contará com 4500 processadores e em termos de software a plataforma escolhida é o Linux.



Para além das aplicações na área da saúde, o supercomputador espanhol estará vocacionado para acelerar a resposta a questões na área do ambiente, construindo modelos para combater a falta de água em consequência de alterações climáticas. Da mesma forma, terá capacidade para antever as consequências de determinada opção urbanística ou política agrícola.



Notícias Relacionadas:

2003-08-07 - IBM contratada para desenvolver o mais poderoso supercomputador Linux do mundo


2003-05-26 - Centro de investigação constrói cluster Linux com 65 consolas PlayStation 2