Representantes oficiais do Comité Olímpico Internacional (COI) encontraram-se esta segunda-feira com a Associação Global para as Federações Desportivas Internacionais (AGFDI), para discutir se os desportos eletrónicos podem, ou não, trilhar caminho até ao maior evento desportivo do planeta. O fórum realizou-se em Lausanne, na Suiça, e reuniu atletas, executivos do sector e cerca de 150 membros da comunidade do gaming, onde se incluíram representantes de estúdios, jogadores profissionais e membros da imprensa especializada.
O debate não terminou com uma decisão definitiva, mas o COI e a AGFDI anunciaram que será criado um grupo responsável por manter o diálogo entre representantes da indústria dos videojogos e o universo olímpico.
O grupo, composto por membros de ambas as partes, vai dinamizar vários debates em torno do tema. O Olympism in Action Forum, que se realiza em Buenos Aires já no próximo mês de outubro, vai ser um dos primeiros palcos desta iniciativa. Outra das missões deste grupo será encontrar as melhores formas de integrar os eSports nos Jogos Olímpicos.
"Temos agora um plano forte que contempla a integração, a coordenação e o suporte para uma maior articulação entre o Movimento Olímpico e o universo dos eSports", explicou Kit McConnel, diretor desportivo do COI.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários