Uma startup norte-americana, chamada Wasteless, quer reduzir a quantidade de alimentos que é desperdiçada todos os dias pelos supermercados. Para isso, a empresa desenvolveu um sistema equipado com inteligência artificial que é capaz de alterar o preço dos artigos dispostos nas prateleiras quando estes estão prestes a atingir o seu prazo de validade.

A Wasteless afirma que este sistema é capaz de reduzir o desperdício em, pelo menos, 40%. A empresa acredita, no entanto, que esta é apenas uma fase inicial de uma tecnologia que tem potencial para reduzir até 80% da quantidade de alimentos desperdiçados pelos supermercados.

Quer saber mais sobre a comida que ingere? O Snapchat mostra-lhe
Quer saber mais sobre a comida que ingere? O Snapchat mostra-lhe
Ver artigo

De acordo com o último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 17% de toda a comida disponível em supermercados, restaurantes e armazéns, foi desperdiçada em 2020. O número equivale a 931 milhões de toneladas de alimentos.

Nos EUA, o Departamento da Agricultura estima que 30% a 40% da comida acaba em aterros, o que faz deste fenómeno um problema económico e ambiental.

Com este sistema em funcionamento, quanto mais tempo passa um alimento na prateleira, mais barato fica, o que aumenta a probabilidade de o artigo ser adquirido.

O software está em desenvolvimento desde 2016 e vai agora ser testado na rede de supermercados, Metro, que opera 678 lojas em 24 países. As lojas polacas serão as primeiras a receber o sistema.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.