Depois de demonstrar como robots podem ajudar a reforçar a segurança, Nova Iorque vai começar a implementar um dos seus “ajudantes” robóticos na estação de metro em Times Square.

Desenvolvido pela Knightscope, o K5 é um robot de segurança autónomo e está equipado com quatro câmaras capazes de registar vídeo, embora não gravem áudio. O robot será utilizado para patrulhar a estação de metro entre a meia-noite e as seis da manhã durante um período de testes de dois meses. Durante as duas primeiras semanas o robot estará apenas a mapear as principais zonas da estação.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

“Precisamos de usar todos os métodos disponíveis para manter os nova-iorquinos seguros, incluindo tecnologias de ponta como o robot de segurança K5 da Knightscope”, afirma Eric Adams, Mayor de Nova Iorque, numa publicação na rede social X (antigo Twitter). De acordo com Eric Adams, os vídeos registados pelo robot poderão ser analisados pelas autoridades em caso de emergência ou de crimes.

O governante detalha que o K5 não dispõe de tecnologia de reconhecimento facial. No entanto, Albert Fox Cahn, diretor executivo do Surveillance Technology Oversight Project, levanta preocupações quanto à possibilidade desta tecnologia ser eventualmente utilizada no robot, avança o The New York Times.

Nova Iorque reforça segurança com novos robots e armas que lançam rastreadores com GPS
Nova Iorque reforça segurança com novos robots e armas que lançam rastreadores com GPS
Ver artigo

Segundo a Knightscope, o robot K5 é capaz de se manter operacional 24/7, procurando pontos de recarregamento sem intervenção humana. O autómato, que está também a ser utilizado em locais como hospitais, centros comerciais, aeroportos ou armazéns, tem capacidade de visão 360º, além de funcionalidades de deteção térmica, reconhecimento de matrículas de veículos e de sinais.

Quando alguém solicita a assistência do K5, pressionando num dos seus botões, o robot recorre à rede Wi-Fi para colocar a pessoa em contacto com, por exemplo, um colaborador do metro, para que possa colocar questões ou reportar um incidente.

Numa primeira fase, o robot estará sempre acompanhado por dois agentes da polícia. Se o projeto avançar para lá do período de testes piloto, o K5 poderá dar início às patrulhas por si próprio.