O Departamento da Polícia de Nova Iorque apresentou novas tecnologias para reforçar a segurança da cidade e dos seus cidadãos. Usando o espaço da Times Square, foram feitas algumas demonstrações que envolveram os robots de segurança Digidog. Estes robots já tinham sido apresentados em 2021 e têm vindo a ser testados para uso em cenários potencialmente mais perigosos, que coloquem em risco os agentes policiais. Podem ser utilizados em locais pouco iluminados ou quando é necessário entrar num apartamento ou edifício que apresente um elevado nível de perigo.

Ainda no campo da robótica, foram mostrados dois robots que parecem saídos dos filmes de ficção científica. O robot K5 Autonomous Security Robot foi construído pela Knightscope e é totalmente autónomo. Este é utilizado na segurança em cenários exteriores, sendo capaz de se manter operacional 24/7, procurando pontos de recarregamento sem intervenção humana. Basicamente o robot funciona como um segurança, ampliando a capacidade de vigilância que por vezes os olhos e ouvidos humanos não alcançam. Tem capacidade de visão 360º, deteção térmica, reconhecimento de matrículas de veículos e de sinais. Nesta primeira fase será o companheiro de um agente policial.

Veja na galeria imagens dos robots:

Outro gadget que foi mostrado é uma espécie de arma que tem como finalidade disparar rastreadores de GPS. Este sistema pode ser utilizado, por exemplo, em veículos em fuga, facilitando a sua localização, mesmo em situações em que consegue despistar as autoridades.

A apresentação foi presidida pelo mayor de Nova Iorque, Eric Adams, ele próprio um capitão da polícia aposentado, que reforçou a necessidade do uso dos robots e tecnologia para tornar a cidade mais segura. Há dois anos, o uso dos robots Digidog foi recebido com críticas e preocupação da população pelas questões de privacidade. Mas foi agora confirmado que os robots não vão ter capacidades de reconhecimento facial.

Polícia de Nova Iorque está a testar cão robótico para missões de alto risco
Polícia de Nova Iorque está a testar cão robótico para missões de alto risco
Ver artigo

Segundo reporta o The New York Times, o seu primeiro ano de mandato houve uma diminuição de tiroteios e homicídios na cidade, mas por outro lado cresceu o número de crimes de assaltos e roubos.

Veja imagens do Digidog de Nova Iorque:

A introdução de nova tecnologia poderá ser uma forma de combate ao crime, acredita o mayor da cidade. E continua a procura tecnologia global que possa ser introduzida no seu plano de segurança, afirmando ser o início das novidades. Os dois robots Digidog custaram à cidade 750 mil dólares, mas os que foram demonstrados pertencem aos bombeiros, que os utilizam há um ano nas suas operações.