No fim de semana a Reuters tinha dado conta de um ataque informático contra vários departamentos da administração norte-americana. Esta quarta-feira, o FBI e outras duas agências de informação dos Estados Unidos confirmaram que a campanha continua em curso e, por isso, trabalham em conjunto para perceberem a verdadeira extensão do ataque. Certo é que “afetou redes do governo federal”, garantem.
Para além do FBI, o comunicado é também assinado pela Agência para a Cibersegurança e Segurança das Infraestruturas (CISA, na sigla em inglês) e o Departamento do Diretor de Inteligência Nacional. Sabe-se agora que os departamentos formaram uma unidade de coordenação de emergência e se reúnem diariamente na Casa Branca para fazerem face ao ataque informático que foi confirmado no passado domingo.
Como líder da investigação, o FBI garante que está a investigar e a recolher informações para, além de identificar, “interromper” os responsáveis. A agência está a entrar em contacto com vítimas já conhecidas e suspeitas, explicando que “as informações obtidas através dos esforços do FBI vão fornecer indicadores para «defensores da rede» e outros parceiros governamentais poderem tomar ações”.
Depois de agência Reuters e o The New York Times terem feito referência a um possível ataque da Rússia, que entretanto negou as acusações, as agências indicam apenas que foi aberto um inquérito para identificar os responsáveis pelo ataque.
A Direção de Segurança Interna e vários departamentos do Tesouro e do Comércio, além de outras agências federais, foram alvo dos ataques informáticos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
Children of Morta já pode ser jogado nos smartphones: Um RPG indie com aspecto retro focado na narrativa -
Site do dia
Website Image Effects aposta na criação de efeitos sonoros com inteligência artificial -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários