"Como deixei claro aos chefes das empresas na vanguarda da inovação americana em IA, o setor privado tem o dever ético, moral e legal de garantir a segurança dos seus produtos", afirmou em comunicado.

A vice-presidente, que se reuniu hoje na Casa Branca com os chefes do Google, Microsoft, OpenAI e Anthropic, disse que a IA tem "potencial para melhorar a vida das pessoas e enfrentar alguns dos maiores desafios" da sociedade.

Kamala Harris reúne-se com os presidentes das quatro maiores empresas de Inteligência Artificial
Kamala Harris reúne-se com os presidentes das quatro maiores empresas de Inteligência Artificial
Ver artigo

Mas frisou que, ao mesmo tempo, "a IA tem o potencial de aumentar drasticamente os riscos de segurança e proteção, reduzir os direitos civis e a privacidade e minar a confiança pública e a fé na democracia".

A vice-presidente disse que apoia "potenciais novos regulamentos" e "nova legislação".

Em abril, o Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou que a IA pode ajudar a lidar com doenças e mudanças climáticas, mas também pode prejudicar a segurança nacional e a economia de formas destabilizadoras.

O sucesso do ChatGPT aumentou o debate sobre a IA e o papel do governo na tecnologia, isto porque este modelo de IA generativa pode gerar textos que se confundem como feitos por humanos e até imagens falsas, como também gerar informação falsa e plagiar, levantando preocupações éticas e sociais.