
A ciber-guerra fria entre os EUA e a China conheceu um novo episódio. Durante o fim de semana um alto funcionário do governo norte-americano admitiu a hipótese de haver restrições ao nível dos vistos de entrada no país para programadores chineses que queiram participar nas conferências de hacking Def Con e Black Hat.
Em causa estará o esforço que os EUA estão a fazer para tentar diminuir a ciberespionagem chinesa em território nacional, depois de recentemente os norte-americanos terem acusado cinco chineses de roubarem informação para vantagem de empresas asiáticas. A China negou as acusações.
Elementos da organização das duas conferências de hacking disseram não ter qualquer conhecimento dos planos do governo mas à Reuters afirmaram que limitar a participação chinesa é uma “má ideia”. Jeff Moss, membro da Def Con e Black Hat, disse no Twitter que a medida não ajuda a construir uma comunidade positivia.
@thedarktangent @_defcon_ http://t.co/sD5cDANkWc Statement?
— Scott Ainslie (@scott_ainslie) 24 maio 2014
Um outro elemento da organização da conferência Black Hat explicou ainda que a medida terá pouco impacto isto porque todas as palestras são gravadas e depois disponibilizadas em DVD, pelo que o acesso à informação acontecerá de qualquer das formas.
Até agora estava prevista a participação de três chineses como oradores na Black Hat, enquanto a Def Con não tinha nenhum elemento chinês no seu alinhamento de palestras.
Mas as medidas restritivas podem não ser uma estreia. Na semana passada entre 10 a 12 programadores chineses terão tido os vistos de entrada nos EUA barrados, quando iam participar numa conferência de hacking no Colorado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários