A campanha foi lançada ontem e prevê a coordenação de investimentos públicos e privados em micro e nanoeletrónica, áreas onde algumas regiões estão a investir fortemente.

Neelie Kroes, vice-Presidente da Comissão Europeia defendeu que a Europa não pode ficar para trás. "Devemos reforçar e interligar os pontos fortes que temos e criar outros. É necessária uma coordenação rápida e forte do investimento público a nível da UE, dos Estados-Membros e das regiões para que essa transformação ocorra", afirmou.

O setor da eletrónica emprega atualmente mais de 200 mil pessoas na Europa e a procura de recursos qualificados tem vindo a aumentar. As receitas globais da indústria rondaram os 320 mil milhões de euros em 2012 e a estimativa dos analistas aponta para receitas de 1.600 mil milhões em valor criado a nível mundial.

O objetivo da Europa é conseguir duplicar a produção e garantir uma quota de 20% no fabrico a nível mundial, ultrapassando os Estados Unidos, pelo menos em produção realizada internamente.

A CE quer reforçar o investimento público em Investigação e Desenvolvimento nesta área, mas também desenvolver os três polos europeus de eletrónica Dresden (DE), Eindhoven (NL), Lovaina (BE) e Grenoble (FR) e ligá-los a outros centros como os que estão situados em Cambridge (UK), Caríntia (AT), Dublim (IRL) e Milão (IT).

A meta definida passa por mobilizar 10.000 milhões de euros de fundos privados, regionais, nacionais e da UE, com base num conjunto comum de objetivos para a investigação e a inovação. Neste valor estão incluídos 5.000 milhões de euros que vão ser canalizados para este efeito através de uma parceria público-privada.

Esta parceria terá a duração de sete anos e pretende abranger toda a cadeia de valor e inovação do setor da eletrónica, financiando, inclusivamente, projetos de inovação de grande escala, no âmbito do programa de investigação Horizonte 2020.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.