Segundo uma notícia publicada no site C|net, várias fabricantes de motherboards tem vindo a apostar em desenvolver produtos substancialmente mais pequenos do que é normal, procurando assim chegar a um novo nicho de mercado.

Segundo a mesma fonte, duas dessas firmas são a Via Technologies e a Asus Tek que anunciaram, durante uma feira em Taipé, a criação de motherboards de tamanhos reduzidos, isto depois de uma outra firma da Formosa, a Shuttle, comunicar que tinha já começado a vender o mesmo tipo de material.

Recorde-se que as motherboards são cartões que alojam componentes electrónicos primários, como processadores, memória ou chipsets. Nos dias de hoje a grande maioria dos PCs vendidos usam motherboards baseadas em standards com vários anos, como 12 por 9.6 polegadas da ATX e 9.6 por 9.6 polegadas da MicroATX.

Até aqui este mercado tem sido dominado pela Shuttle, a qual produz pequenas motherboards inseridas num computador chamado XPC (idêntico em tamanho ao Power Mac G4 Clube). Segundo o director executivo de marketing da empresa, Ron Carlson, em declarações à referida fonte, em Agosto a empresa colocou 47 mil destes computadores no mercado, o qual para o mesmo, está prestes a ser perdido pela sua firma.

Com efeito, à Shuttle juntar-se-á em breve a Via, uma especialista no fabrico de PCs que agora se prepara para investir em
de reduzida dimensão. À cerca de um ano a empresa tinha já lançado uma motherboard com 6,7 polegadas de um dos lados, um tamanho que baptizou de Mini-ITX. A mesma firma anunciou entretanto que, até ao final do ano, irá colocar no mercado um produto com apenas 4,7 polegadas de um dos lados.

Outra das empresas com intenções idênticas é a Asus Tek, a qual utiliza já motherboards de tamanho reduzido como a PQS4, a qual é utilizada num novo produto de nome DigiMatrix e que se trata de um pequeno computador multimédia com capacidade para tratar informação de vídeo e áudio. Quanto aos próximos lançamentos da marca estão ainda envoltos em secretismo.

Notícias Relacionadas:
2001-10-18 - VIA Technologies vai fabricar as suas próprias motherboards

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.