O evento South by Southwest (SXSW) reúne conferências e festivais onde se convergem as indústrias interativas, cinema e música, e está a decorrer em Austin, no Texas até ao dia 17 de março. O Facebook organizou a criação de um gigantesco mural de 670 metros quadrados, liderado pela sua Art House, que será depois doado à comunidade da localidade.

O mural está a ser construído com a ajuda das organizações não lucrativas HOPE, Out Youth, Yes Mentoring e Todos Juntos, empregando 15 artistas locais para criar a obra, que será exposta durante os próximos meses na baixa de Austin. A equipa é ainda composta por membros do Facebook Artists in Residence, um programa da empresa de Mark Zuckerberg fundado para oferecer recursos aos artistas e ajudá-los a expor os seus trabalhos, nas diferentes instalações da empresa.

Depois de finalizado, o mural “ganhará vida” através de realidade aumentada. Segundo o Engadget, serão introduzidos códigos QR no mural que podem ser ativados com a câmara dos smartphones na aplicação do Facebook, para experienciar diversos efeitos tridimensionais em realidade aumentada, em diferentes partes da obra.

Está a haver bastante aceitação deste tipo de cruzamento entre arte e a tecnologia e o Facebook planeia expandir a iniciativa em outras partes dos Estados Unidos, e mesmo fora do país.