De acordo com um relatório publicado pela Zimperium, existe um modelo de trotinete elétrica, utilizada por várias empresas que disponibilizam este tipo de veículo em regimes de aluguer, que tem graves deficiências de segurança. A consultora, que atua no ramo da cibersegurança, explica que a falha está no módulo Bluetooth da trotinete, que facilita o hacking e, consequentemente, o controlo do aparelho. Em alguns casos, o hacker pode fazer a trotinete acelerar repentinamente ou travar a fundo, caso o utilizador se esteja a deslocar a alta velocidade.

tek m365

O modelo referido pela Zimperium é o M365, da Xiaomi, que foi desenvolvido de forma a permitir o bloqueio remoto por Bluetooth, impossibilitando outros utilizadores de andar no veículo. A Zimperium fez um vídeo onde comprova a veracidade das suas afirmações, com um grupo de investigadores a conseguir hackar uma série de trotinetes em movimento, sendo que foi possível controlá-la remotamente até 100 metros de distância.

A empresa alega que é possível bloquear qualquer M365 e instalar um novo firmware na trotinete para dar acesso total ao hacker.

Estudos começam a mostrar os riscos de andar de trotinete
Estudos começam a mostrar os riscos de andar de trotinete
Ver artigo

O problema já foi reportado à Xiaomi e a gigante chinesa afirmou já ter conhecimento do bug. Há data do encerramento deste artigo, nada foi feito para o corrigir.

A Lime e a Bird já comunicaram que este modelo não faz parte das suas frotas, mas não é certo que as cidades portuguesas estejam "limpas" de modelos defeituosos.

"O problema pode impactar qualquer plataforma que disponibilize trotinetes elétricas de aluguer da Xiaomi", afirmou Rani Idan, investigador da Zimperium. O bug pode ainda ter outras proporções, uma vez que as trotinetas da Xiaomi são muitas vezes reutilizadas por outras empresas que as vendem sob outras marcas, tornando difícil aferir a dimensão real do problema.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.