A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai liderar um projecto europeu de robótica produtiva. O ECHORD - European Clearing House for Open Robotics Development vai ser dirigido pelo investigador J. Norberto Pires, da FCTUC, em parceria com Alois Knoll, da Universidade Técnica de Munique e Bruno Siciliano da Universidade de Nápoles Federico II.

Com um orçamento global de 19 milhões de euros, inteiramente financiados pela União Europeia, o objectivo é criar um centro de excelência europeu na área da robótica cognitiva para competir no mercado mundial

Segundo os promotores o ECHORD vai ser responsável pelo desenvolvimento de uma nova geração de sistemas robóticos, nomeadamente robôs, sensores, sistemas de detecção e de inteligência artificial, entre outros. “É um ambicioso e complexo desafio porque estamos a falar de robôs altamente inteligentes, que vão trabalhar em ambientes extremamente adversos, onde não há tolerância a erros. Teremos robôs autónomos dotados de mecanismos de decisão e de precisão que não podem gerar erros ou acidentes”, refere J. Norberto Pires, um dos coordenadores deste projecto europeu.

Numa primeira fase, adianta o responsável, estão a juntar-se os “melhores grupos empresariais e os melhores cientistas europeus” para definir necessidades e prioridades de acção. “Pretendemos casar as melhores competências para fortalecer a robótica europeia e competir com os mercados asiáticos e americanos”.

A “experiência acumulada e a excelência da investigação desenvolvida na Universidade de Coimbra foram factores decisivos para a escolha da União Europeia, cujo processo de concurso passou por um rigoroso crivo científico internacional”, conclui o coordenador europeu do projecto ECHORD.