Depois de “levantar o véu” sobre o metaverso no ano passado e de anunciar um rebranding, a empresa liderada por Mark Zuckerberg volta a realçar como esta fusão entre mundo físico e virtual promete trazer novas oportunidades para criadores de conteúdo, empresas e utilizadores na edição de 2022 do Meta Connect

Para Mark Zuckerberg, a empresa dá agora mais um “grande passo em frente”. “A realidade virtual já não é um hobby obscuro”, afirma o responsável, acrescentando que a Meta está empenhada em desenvolver as tecnologias que vão dar mais vida ao metaverso e o Meta Quest Pro faz parte desse processo

"O Meta Quest Pro é o primeiro equipamento de uma nova linha de headsets avançados, desenvolvidos para expandir as possibilidades da realidade virtual", realça Mark Zuckerberg. Como explica o responsável, o headset destaca-se pela inclusão de um novo conjunto de tecnologias que vão dar aos utilizadores a possibilidade de fazerem mais no metaverso, com foco na criatividade, produtividade e colaboração e com suporte a realidade mista.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Segundo a Meta, o headset está equipado com um novo conjunto de lentes menos espessas, incluindo também uma bateria curva na traseira. Em linha com os rumores avançados anteriormente, o Meta Quest Pro permite aos utilizadores verem o espaço físico onde se encontram, para que possam, por exemplo, tirar notas rapidamente sem precisarem de o remover.

Para uma experiência mais imersiva é possível utilizar um acessório magnético que bloqueia a luz exterior. A configuração óptica do headset foi redesenhada, com novas lentes que a permitem tornar 40% menos espessa do que a aquela que é possível encontrar no modelo anterior.

Os ecrãs LCD incluídos no headset contam com mais 37% de pixels por polegada, além de mais 75% de contraste. O Meta Quest Pro é o primeiro equipamento da tecnológica a utilizar o processador Snapdragon XR2+ da Qualcomm, optimizado para realidade virtual.

Veja o vídeo 

Os comandos foram também redesenhados para funcionarem quase como extensões das mãos dos utilizadores, estando equipados com sensores que permitem monitorizar a sua posição num espaço 3D sem recorrerem ao headset sem si, além de novos sensores hápticos. É possível adicionar uma ponta de stylus aos comandos, de modo a utilizá-los como ferramentas para escrita ou desenho virtual.

Para ajudar os utilizadores a garantirem que o headset e comandos têm sempre bateria suficiente para todas as suas atividades há uma base de carregamento feita para dar mais energia aos equipamentos em simultâneo.

O Meta Quest Pro está disponível em pré-venda nos Estados Unidos, e num conjunto de países selecionados, a partir de hoje, com um preço de 1.499,99 dólares, chegando ao mercado no dia 25 de outubro.

Novidades a caminho do metaverso da Meta

Segundo a Meta, a altura em que o Meta Quest 2 foi lançado, a maioria dos utilizadores tinha tendência para preferir experiências de realidade virtual solo.  No entanto, com o passar do tempo e com a evolução do metaverso da tecnológica, cada vez mais utilizadores estão a preferir experiências virtuais em conjunto.

Para tornar o metaverso verdadeiramente social, a gigante tecnológica quer fazer com que seja acessível através de outras plataformas, mesmo que não tenham suporte a VR, motivo pelo qual apresenta o Horizon Worlds para a web. Para os criadores e empresas a construir mundos virtuais, a novidade poderá fazer com que as suas criações cheguem a um público maior.

Metaverso pode trazer novas oportunidades para reforçar relações
Metaverso pode trazer novas oportunidades para reforçar relações
Ver artigo

As ferramentas para construir mundos virtuais também importam e a Meta afirma que está a expandir o “kit” necessário para developers, com suporte a plataformas de desenvolvimento 3D profissionais.

No que toca a gaming em realidade virtual, vista como uma das áreas mais efervescentes desta área, a Meta detalha que há várias novidades a caminho: de Iron Man VR e Population: One Sandbox a Among Us VR e The Walking Dead: Saints & Sinners Retribution, ou Behemoth, previsto para 2023.

Mas não é tudo, também há espaço para os fãs do fitness. Para quem quer manter o Meta Quest 2 “fresco” depois das sessões intensas de exercício, a Meta vai lançar um novo Active Pack, que estará disponível a partir de 25 de outubro.

Sem esquecer o mundo do trabalho, a Meta acredita que tecnologias como a realidade virtual podem dar uma ajuda na comunicação entre equipas e eventos, mas também nos processos de trabalho, em áreas como design ou indústria. Assim, ao Horizon Workrooms vão chegar novas funcionalidades concebidas para tornar o metaverso num autêntico escritório.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 19h59)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.