O metaverso está em voga, mas o que representa esta fusão entre mundo real e virtual para os consumidores? Um novo estudo levado a cabo pela Talkdesk revela que, com a incerteza a marcar cada vez mais a vida no mundo real, muitas pessoas estão a virar as suas atenções para o metaverso como forma de se ligarem a outras de modo um pouco mais seguro.

De acordo com o estudo, onde foram inquiridos 1.500 consumidores norte-americanos, 69% dos participantes já interagiram com o metaverso de alguma forma. 49% acreditam que o metaverso vai fortalecer as relações entre pessoas, sejam amigos, família, colegas de trabalho ou até para relacionamentos românticos.

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Os dados dão a conhecer que os homens são mais propensos a visitar o metaverso do que as mulheres (73% versus 62%, respetivamente. Já no que toca a faixas etárias, os Millennials (75%) e a Geração Z (64%) têm uma maior tendência para o fazer do que outras gerações, embora os Baby Boomers (45%) também comecem a sentir o apelo.

As mulheres apresentam uma maior propensão para navegarem pelo metaverso como se fosse um showroom, interagindo com produtos virtuais antes de regressarem a métodos digitais mais “tradicionais” para fazer compras. Por outro lado, os homens têm maior tendência para fazerem compras diretamente no metaverso e para gastarem dinheiro em produtos e itens como NFTs e roupas virtuais para avatares.

Segundo o estudo, 34% dos inquiridos preveem que o metaverso será algo convencional nos próximos cinco anos. Para lá das suas expetativas, os participantes também exprimem preocupações relativamente às políticas e da moderação das interações no metaverso: 37% das mulheres e 50% dos homens admitem ter sofrido assédio, racismo, ou alguma forma de discriminação. Ao todo, 56% acreditam que os governos deveriam regular e supervisionar o metaverso.

Olhando para a relação entre consumidores e marcas, 51% dos inquiridos esperam que o metaverso permita oferecer um melhor serviço ao cliente. Já 32% creem que os ambientes virtuais proporcionam menos frustração e ansiedade o que telefonar e falar com um colaborador de um Contact Center e 27% consideram que o metaverso facilitará o acesso à informação sobre um produto ou uma marca.